A Ajidevi iniciou mobilização pela derrubada do veto da prefeitura de Joinville ao projeto com regras para instalação de piso tátil em calçadas. A Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais pretende contatar os 19 vereadores para que a proposta seja transformada em lei – se o veto for derrubado, a própria Câmara promulga a lei. Nesta terça-feira, começou a ser enviado ofício aos parlamentares. Mais entidades devem se manifestar sobre o tema. Não existe previsão de quando o veto será votado.
Continua depois da publicidade
> Prefeitura de Joinville veta projeto da Câmara sobre padronização de calçadas
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O veto da prefeitura foi encaminhado nesta semana ao Legislativo. O Executivo alega que o projeto aprovado traz regras não previstas em norma técnica da ABNT. A proposta prevê instalação do piso tátil, de auxílio na locomoção de deficientes visuais, em posição central na calçada, além de uso do concreto no revestimento, entre outras determinações.
No ofício enviado aos vereadores, a Ajidevi se diz surpreendido com o veto porque na discussão sobre o projeto, no setembro do ano passado, não houve oposição das secretarias municipais (Sepud e Sama) que participam da orientação e fiscalização das calçadas.
Continua depois da publicidade
“Essa demanda surgiu da extrema dificuldade enfrentada pelas pessoas com deficiência visual na situação em que o piso tátil acompanha o alinhamento do lote, pois se depara com obstáculos, gradis, saídas de veículos”, alegou a associação, na defesa de instalação na faixa central da calçada.
> Projeto na Câmara de Joinville quer quadruplicar efetivo de guardas municipais
> Com Antídio, MDB de Joinville faz homenagem a Luiz Henrique
> Câmara de Joinville defende estudo sobre adoção de OS em hospital
> Joinville ganhou 20 eleitores por dia, em média, desde o final de 2018
> Prefeitura de Joinville veta projeto da Câmara sobre padronização de calçadas
> Prefeitura de Joinville veta projeto de novas regras para feiras itinerantes