O principal objetivo da contratação de estudos ambientais para estradas estaduais no Litoral Norte de Santa Catarina, em fase de preparação, é a liberação das obras paralisadas em via entre São Francisco do Sul e Itapoá, mas o edital vai incluir futuros trechos a serem pavimentados na região da Costa do Encanto, ainda que nenhum deles tenha previsão de asfaltamento a curto ou médios prazos – a inclusão, ao menos, deixará os segmentos licenciados para eventuais obras. Os trechos a serem incluídos no estudos eram citados como integrantes da Costa do Encanto, mas não estavam na relação oficial do programa, formalizada em decreto de 2010.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O licenciamento ambiental das estradas estaduais litorâneas é uma exigência judicial, em ação do Ministério Público Federal de 2011, com decisão em 2016. A Costa do Encanto foi um programa do governo do Estado de asfaltamento, entre outras ações, de estradas na região de Joinville, São Francisco do Sul, Araquari, Balneário Barra do Sul e Itapoá.

Confira imagens da Costa do Encanto

As obras da ligação entre a Vila da Glória, na parte continental de São Francisco do Sul, e Itapoá, em segmento de dez quilômetros de extensão foram paralisadas em 2016, após decisão da Justiça Federal, em ação do MPF. A alegação foi de que o licenciamento das obras deveria contar com estudos de impacto ambiental. Após a conclusão dos estudos, as obras na Vila da Glória poderão ser retomadas. Além do trecho em obras, a determinação vale também para os segmentos com pavimentação concluída – ou mesmo a iniciar.

Nas tratativas entre MPF, governo do Estado e prefeituras, ficou definido o modelo de estudo de conformidade ambiental será adotado para o licenciamento. A Secretaria de Estado da Infraestrutura está preparando o edital para contratar a trabalho. O estudo vai contemplar obras já finalizadas, como acesso da Vigorelli, estrada do Ervino, ligação entre Araquari e Barra do Sul pelo Itapocu, Laranjeiras (São Francisco do Sul), entre outras.

Continua depois da publicidade

A lista tem ainda pavimentação paralisada entre São Francisco do Sul e Itapoá (Estaleiro-Jaca). Os novos asfaltamentos a serem licenciados são em São Francisco do Sul, como a ligação entre o Linguado, nas proximidades de Barra do Sul, com a praia do Ervino; e, em trecho contínuo, entre o Ervino e a Praia Grande. O trecho entre Ervino e Praia Grande, com 20 km de extensão, tem asfaltamento solicitado pela prefeitura de São Francisco do Sul ao Estado.

Mais de 110 anos após primeira viagem, locomotiva está perto de voltar à função original em SC

Nem fatiamento fez duplicações saírem do papel em região industrial de Joinville

Por que nova “nota” de Joinville para empréstimos pode ajudar a liberar mais de R$ 1 bilhão

Projeto para mais 27 km de terceiras faixas em rodovia de SC é contratado

Como túnel Santos-Guarujá pode “ajudar” túnel Itajaí-Navegantes

Em 20 imagens: como vai ficar iluminação cênica em prédio histórico de Joinville

Dragagem em rio de Joinville já retirou carga equivalente a mais de 40 mil caminhões