Depois de mais de 110 anos de estreia, a locomotiva 310 vai voltar a operar em Santa Catarina com a mesma função assumida naquele distante outubro de 1913: o transporte de passageiros na região de Porto União, no Planalto Norte. A maria-fumaça passou por restauração e será usada no projeto Trem das Etnias, previsto para percorrer trajeto entre estações ferroviárias de Porto União e a vizinha União da Vitória (PR). Após autorização da ANTT, os passeios começam em abril.

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A locomotiva 310 sempre foi utilizada para o transporte de passageiros. Fabricada pela Lima Locomotive Works, nos Estados Unidos, é a máquina a vapor é do tipo tem-wheel, com dez rodas. O veículo foi comprado pela Estrada de Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande. A rota entre Porto União/União da Vitória e São Francisco do Sul foi percorrida, como cita registro da prefeitura da cidade paranaense. Mas havia mais havia mais trajetos.

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A locomotiva circulou por toda a malha da companhia, como relata Thomaz Schoeffel, diretor secretário da regional Sul da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (em Rio Negrinho). Schoeffel foi consultado pela coluna sobre a locomotiva. No início, a denominação era 413, mas, a partir de 1942, com a formalização da Rede de Viação Paraná-Santa Catarina, a numeração passou a ser 310, mantida até o final da operação.

Em composição padrão, a trem era formado também por carro de bagagem, três carros de segunda classe e dois de primeira classe. Ou seja, uma locomotiva e seis vagões. A 310 esteve em operação até 1977, mas o transporte de passageiros com maria-fumaça já havia sido encerrado antes, com o domínio das máquinas a diesel nos anos 60 –  as antigas locomotivas vinham sendo usadas na manutenção de ferrovias. Depois de período exibida em praça e da, mais recente, restauração, a locomotiva 310 está perto de retomar a função original.

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