O projeto de engenharia para a ampliação de trecho da SC-415 em São Francisco do Sul começou a ser executado nesta semana, após autorização da Secretaria de Estado da Infraestrutura. O segmento de dez quilômetros de extensão fica entre o cruzamento com a BR-280 e o acesso ao Capri, em rota para as praias de São Francisco. Na via, está a obra paralisada de viaduto, conhecido ironicamente como “maior mesa de sinuca do mundo”. A estrutura faz parte de contorno ferroviário de São Francisco, obra iniciada em 2009 pelo DNIT parada desde 2011, para revisão do projeto. Neste momento, está sendo preparada licitação para retomada das obras.
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A ampliação da SC-415 é demanda antiga, mas foi reforçada com a duplicação da BR-280: com a construção de mais pistas na rodovia federal, haverá necessidade de aumentar a capacidade de tráfego da estrada estadual. A SC-415 é a “continuação” do trajeto para as praias, a partir da BR-280, o único acesso rodoviário à ilha de São Francisco do Sul. “Com a duplicação da BR-280 em curso, haverá o “estrangulamento” do tráfego de veículos para acessar a SC-415, caso a rodovia estadual continue com a infraestrutura atual”, apontou o edital.
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O projeto terá de apontar as diretrizes para a restauração e aumento da capacidade, com avaliação de eventual duplicação da SC-415. Também dever ser analisada a possibilidade de nova via no local, como contorno à rodovia estadual. O projeto terá 12 meses para a conclusão, com custo de R$ 600 mil. A licitação do projeto foi realizada em 2022, houve judicialização e o processo foi retomado no ano passado.
A conclusão do viaduto vai depender da volta das obras do contorno ferroviário de São Francisco do Sul. A licitação lançada no final de 2023 foi cancelada e nova versão será publicada. Em fiscalização no local, na década passada, técnicos do Tribunal de Contas da União registraram que o viaduto inacabado era chamado pela população, de forma pejorativa, como “maior mesa de sinuca do mundo”.
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