A iluminação cênica do Moinho Joinville estreia neste domingo, no aniversário de 174 anos da cidade. Com a entrega, será concluída a restauração da fachada e cobertura do prédio centenário. O espaço faz parte da Escola Sesi de Referência – o imóvel não está aberto ao público porque está em avaliação qual será a utilização, cuja decisão também vai definir como será a reforma interna do prédio.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A iluminação foi projetada para valorizar a estrutura histórica do Moinho, conforme a Fiesc. O prédio foi construído entre 1910 e 1913, com atividades até 2013. A compra pela entidade empresarial foi em 2018 (as aulas no complexo educacional, em construções novas, começaram no ano passado). A iluminação passou por testes. Após a inauguração, o sistema vai passar por ajustes para definição do período de funcionamento.

Confira imagens

“É um elemento que vai além da estética, pois traz mais vida ao Moinho e reforça o vínculo da comunidade com esse patrimônio. O projeto combina inovação e respeito à história, alinhado à proposta da escola do Sesi, que já se consolidou como um polo de aprendizado e desenvolvimento”, diz o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar.

A iluminação conta com 119 projetores de LED, sendo 38 embutidos no piso e 81 distribuídos em pontos da fachada, como os silos metálicos e as coberturas. Conforme a entidade empresarial, a tecnologia RGB permite a variação de cores e ajustes temáticos, possibilitando que o Moinho seja iluminado de acordo com campanhas e datas comemorativas. No dia 9, a edificação será iluminada com as cores da cidade.

Continua depois da publicidade

Dragagem em rio de Joinville já retirou carga equivalente a mais de 40 mil caminhões

Estrada do viaduto “maior mesa de sinuca do mundo” tem início de projeto de ampliação em SC

Quais os planos para construção de novas ferrovias a partir da cidade que mais cresce em SC

Obra de R$ 324 milhões para portos de SC será lançada; iniciativa é duplamente inédita

Joinville quer abrir 20 mil novas vagas com PPP inédita na educação

SC terá novo passeio de trem, com locomotiva centenária

Ligação entre praias de SC está entre rotas preferenciais de estudo sobre ferryboat