Nem o fatiamento foi suficiente, até agora, para levar adiante as obras na rua Dona Francisca e na Estrada Dona Francisca, em Joinville. Na via urbana, a duplicação foi dividida em dois lotes, como forma de permitir o início dos trabalhos com montante menor de recursos, mas os trabalhos não começaram. Na estrada estadual, que faz a ligação de Joinville com Campo Alegre, passando pela Serra Dona Francisca, também houve fragmentação, mas a revitalização ainda não saiu.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O trecho a ser duplicado da rua Dona Francisca tem em torno de 8 km, incluindo duas vias de acesso. Houve divisão em dois lotes. O segmento mais ao Sul, entre a rótula do Tecelão (Döhler) e o viaduto do Eixo Industrial, tem 1,5 km de extensão. O projeto foi contratado pela prefeitura de Joinville em 2022 e, desde então, vem passando por revisões. O custo das obras, incluindo elevado e desapropriações, é de R$ 100 milhões, montante que o município ainda não tem.

Confira imagens

O lote seguinte da Dona Francisca com plano de duplicação fica entre o viaduto do Eixo Industrial e o binário a ser formado entre as ruas Edmundo Doubrawa e dos Franceses, em acesso à BR-101, cm 5,8 km de extensão. O projeto contratado pelo governo do Estado foi concluído em 2022 e a expectativa agora é de lançamento do edital das obras. O segmento conta com condomínio empresarial e indústrias de grande porte. O governo Jorginho Mello se comprometeu em realizar a obra nesse lote.

Serra Dona Francisca

A revitalização da SC-418, com segmento na Serra Dona Francisca, também teve o projeto concluído em 2022. As obras também foram divididas em lotes, sendo que um deles, a duplicação da estrada em Pirabeiraba chegou a ser licitada, ainda no final de 2022. Seria uma forma de agilizar as obras por meio de etapas, sem necessidade de licenciar toda a extensão de uma só vez. Em audiência pública em 2023, a comunidade defendeu outro modelo de revitalização, sem duplicação – mas até agora não houve nova licitação para as melhorias. O governo do Estado está tentando instalar duas áreas de escape, com revitalização em trecho com curvas sinuosas, mas as duas licitações não tiveram vencedor. Um terceiro edital está em preparação.

Continua depois da publicidade

Por que nova “nota” de Joinville para empréstimos pode ajudar a liberar mais de R$ 1 bilhão

Prefeitura de Joinville recupera “nota” e pode voltar a contratar empréstimos

Projeto para mais 27 km de terceiras faixas em rodovia de SC é contratado

Como túnel Santos-Guarujá pode “ajudar” túnel Itajaí-Navegantes

Em 20 imagens: como vai ficar iluminação cênica em prédio histórico de Joinville

Dragagem em rio de Joinville já retirou carga equivalente a mais de 40 mil caminhões

Estrada do viaduto “maior mesa de sinuca do mundo” tem início de projeto de ampliação em SC

Quais os planos para construção de novas ferrovias a partir da cidade que mais cresce em SC