O túnel submerso entre Santos e Guarujá poderá “colaborar” com o túnel entre Itajaí e Navegantes em economicidade. Como as construções estão previstas para períodos relativamente próximos, a obra em Santa Catarina poderá interessar aos parceiros privados e fornecedores presentes no empreendimento em São Paulo: afinal, já terão sido mobilizados equipamentos para o empreendimento no litoral paulista – um dos principais custos desse tipo de obra é a reserva de maquinário, embarcações e outros dispositivos usados na construção, geralmente baseados em outros países. Uma vez em que os equipamentos estarão perto, poderão motivar o interesse pelo obra em SC, pela economia. O leilão do túnel Santos-Guarujá está previsto para agosto. A obra em Santa Catarina ainda tem de vencer mais etapas até passar por licitação.

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Há mobilização, inclusive, para reduzir o cronograma do túnel no Vale do Itajaí, conforme relata João Luiz Demantova, consultor em Gestão da UCP/Promobis (Unidade de Controle de Projeto/ Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí). O túnel está previsto no Promobis, programa que contempla sistema regional de transporte coletivo e mobilidade ativa em Balneário Camboriú, além do túnel. A iniciativa é do CIM-Amfri, o consórcio de municípios da foz do rio Itajaí.

Confira imagens das propostas de túneis

A busca é para que as obras do túnel em Santa Catarina iniciem durante a construção em São Paulo. O empreendimento em Santos deve começar a ser implantado em 2026, com previsão de cinco anos de trabalho. Assim como em Itajaí, o túnel em SP será construído em canal de navegação, próximo a terminal portuário.

O túnel entre Itajaí e Navegantes é imerso, como o planejado para Santos e Guarujá – a obra em SP inspirou a iniciativa em SC. O empreendimento terá 548 metros, com a estrutura instalada a 29 metros de profundidade. O custo é estimado em US$ 188 milhões, com participação privada por meio de PPP de US$ 180 milhões e o restante com o poder público. Há ainda despesas previstas com desapropriações.

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O planejamento prevê contratação de projetos e obras do túnel em um só pacote, a modalidade integrada. O CIM-Amfri buscando a contratação de US$ 90 milhões para o Promobis junto ao Banco Mundial. O pedido tem o aval da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) e agora está tramitando em ministérios. Em outra frente, o governo do Estado assinou protocolo para participação no programa, com US$ 24 milhões. Os recursos também serão usados em etapas do túnel. Mas a PPP a ser formada será a principal fonte dos recursos, em investimentos privados (o túnel será pedagiado).

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