A instalação de cais flutuantes está descrita na proposta da prefeitura de Joinville sobre o Porto Cachoeira, em pedido de empréstimo internacional em análise na Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex). O aval da comissão é uma das etapas para a contratação de 49 milhões de euros junto à Agência Francesa de Desenvolvimento. Os recursos serão usados na construção de parque linear junto ao rio, em diferentes locais. O desassoreamento de segmento do Cachoeira também está previsto.
Continua depois da publicidade
Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp
Na proposta do Porto Cachoeira, a ponte do Trabalhador e o entorno do Mercado Público foram os locais escolhidos para os cais flutuantes. Os espaços, além de uso para embarque e desembarque de passageiros, podem ser utilizados como áreas de convivência. A ponte do Trabalhador foi escolhida pela proximidade com o Parque da Cidade, espaço com possibilidade de ampliação.
A instalação do cais perto da Ponte do Trabalhador vai depender da autorização do Iphan por causa da proximidade com sambaqui. A estrutura para a região do Mercado Público e Moinho Joinville está prevista para o mesmo local onde foi havia o terminal de passageiros. A construção foi inaugurada em 2008 e funcionou durante meses. Neste ano, foi totalmente removida.
As futuras estruturas terão quatro módulos de 45 metros quadrados, cada. Há planos para cais flutuantes para outros locais. No caso da Vigorelli, os projetos para os espaços estão em andamento. O Morro do Amaral e o Espinheiros também estão mapeados. Os cais são apontados pela prefeitura como incentivo ao turismo náutico.
Continua depois da publicidade
Como as “novas” regras podem impactar eleição para vereador em Joinville
Quais regiões de SC foram selecionadas no edital para novo curso de medicina
Por que ação da Câmara de Joinville chegou ao STF
Qual a próxima dragagem de maior porte em Joinville
Empréstimo internacional para estradas em SC será usado para enfrentar impactos do clima
Governo Jorginho busca R$ 1,5 bilhão em financiamento internacional
Quais setores da indústria em Joinville contrataram mais mulheres em 2023