A instalação de parque na área rural voltou aos planos da prefeitura de Joinville. Desta vez, a proposta é para a região da usina Piraí. O anúncio das tratativas foi feito pelo prefeito Adriano Silva no sábado, no evento Portas Abertas da Usina Piraí, realizado pela Celesc: a prefeitura está conversando com a Celesc para que o terreno em frente à hidrelétrica seja cedido pela companhia para o município, para instalação de parque. Para Adriano, o potencial turístico do local será reforçado, em declaração feita junto ao presidente da Celesc, Tarcísio Rosa. A Usina Piraí, inaugurada em 1909, é a hidrelétrica em operação mais antiga de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Confira imagens

Neste momento, não há indicação de detalhes sobre o futuro parque. Somente após a efetivação da cessão pela Celesc, o projeto será iniciado. A área a ser utilizada para parque também não foi definida. A região faz parte de unidade de conservação, a Área de Proteção Ambiental (APA) Serra Dona Francisca. A usina fica a 16 km de Joinville, a partir da Expoville. A maior parte do trajeto, pelas estradas Comprida e do Salto, é de vias sem pavimentação.

O local é um dos destaques do turismo rural por causa da cascata de 160 metros de altura, no rio Piraí – foi a queda d’água que motivou a construção da usina, para aproveitamento do potencial. O acesso ao salto só é liberado em eventos, como o ocorrido no sábado, mas é possível a observação à distância. No final de 2021, a Celesc entregou praça na frente da área da usina.

Na década passada, no governo Udo Döhler, houve propostas de instalação de parque nas proximidades da estação de tratamento de água do rio Piraí, a 12 km de distância. A ideia era utilizar área da unidade de conservação Parque Ecológico Prefeito Rolf Colin. Na sequência, o plano foi de parque na região da Rodovia do Arroz, nas proximidades do Vila Nova. As duas propostas foram descartadas ainda na década passada. Na atual administração, foi iniciada a construção do Parque 25 de Julho, com a etapa Palácio das Orquídeas em obras, em Pirabeiraba. A área fica no perímetro urbano, no bairro Dona Francisca.

Quantos veículos eletrificados estão rodando em Joinville

Continua depois da publicidade

Preparação para concurso público em Joinville tem nova etapa

Obras de duplicação de lote em rodovia federal em SC têm plano de retomada

Acordo da Águas de Joinville com MP passa a contar com 14 praças para reforma; confira lista

]Se vier, ferryboat poderá “ajudar” na busca de asfalto para via de 20 km entre duas praias de SC

Instalação de gramado sintético em estádio de SC terá repasse de R$ 5 milhões

Qual será a etapa mais complexa na construção da Ponte Joinville, com quase 1 km