A prefeitura de Joinville está mantendo a obrigatoriedade de uso das máscaras também em vias públicas, mas não vai levar adiante a ideia de impor a multa em caso de descumprimento. A possibilidade de punição foi abordada pela Secretaria de Saúde de Joinville após constatar um maior número de pessoas sem máscaras nas ruas em um momento de elevação de casos de coronavírus. No entanto, a previsão de multa em quem não usa máscaras nas ruas iria criar uma demanda de fiscalização que seria improvável de ser atendida. Por isso, a punição não será adotada.

Continua depois da publicidade

> Com alta nos casos de coronavírus, Joinville reduz lotação de estabelecimentos

> Joinville mantém liberação para aulas presenciais em escolas municipais e privadas

A estratégia da secretaria é reforçar a fiscalização do cumprimento do isolamento pelas pessoas com confirmação de coronavírus ou com sintomas. Nesses casos, já há previsão de multa, de R$ 3,3 mil. As unidades de saúde estão sendo orientadas a reforçar a recomendação de isolamento, com fornecimento de atestado para que não seja necessário sair de casa.

Nesta terça-feira, decreto da prefeitura de Joinville reduziu de 50% para 30% o limite de ocupação de estabelecimentos abertos ao público, em restrição definida após o aumento dos casos de Covid-19. No transporte coletivo, a lotação máxima dos ônibus permanece limitada a 50%. As aulas presenciais estão mantidas.

Continua depois da publicidade