Ainda que a cidade tenha ganho quatro posições em relação ao levantamento anterior, Joinville continua na parte de baixo da tabela no Ranking do Saneamento 2023, divulgado nesta segunda-feira pelo Trata Brasil. A cidade catarinense passou para a 74º lugar entre os 100 maiores municípios, em nota baseada em uma série de indicadores de água e esgoto. Os dados utilizados no ranking são de 2021, baseados em informações prestadas pelos municípios ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Florianópolis ficou em 59º lugar na avaliação e Blumenau em 68º.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A cobertura de esgoto continua mantendo a pontuação de Joinville baixa. Em 2021, ano de referência para o ranking, a cobertura estava perto de 40%. Atualmente, a cidade conta com atendimento de 41% com a coleta e a Águas de Joinville tem meta de chegar a 65% em 2025. Os 90% de alcance da rede de coleta e tratamento são previstos para 2033.

As perdas de água também são um indicador a impedir desempenho melhor no ranking do Trata Brasil. Em 2021, o desperdício estava em 42,2%, isto é, de cada 100 litros produzidos nas estações de água do Cubatão e do Piraí, mais de 42 não tem faturamento porque são perdidos em vazamentos ou falta de medição.

Os indicadores nos quais Joinville teve melhor desempenho foi no abastecimento de água e nos investimentos nos últimos anos. A pior colocação de Joinville nos rankings foi em 2013 e 2018, com a 85ª colocação. O melhor desempenho, levado em conta a série histórica a partir do momento em que o ranking passou a contar com 100 cidades foi em 2012, com o 72º lugar.

Continua depois da publicidade

SC-418 tem pedido de plano de ação em Joinville

Saúde de Joinville tem cobrança de R$ 6,2 milhões ao Estado

Lista cresce em 2023 e Joinville tem planos para dez concessões

Por que demora tanto para a construção da Ponte Joinville

Ainda em patamar alto, mortes no trânsito em Joinville têm queda em relação à década passada

Joinville prepara agora a concessão de abrigos de ônibus