A prefeitura de Joinville quer recolher veículos abandonados em vias públicas. Em proposta enviada à Câmara de Vereadores, o Executivo detalha como será a retirada e a aplicação de multas. O recolhimento é previsto no Código de Trânsito, mas o serviço não é realizado por falta de regramento municipal. O Detrans estima em mais de 50 veículos abandonados nas ruas de Joinville.
Continua depois da publicidade
> Prefeitura de Joinville quer aval da Câmara para acordos de indenização
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Pelo projeto enviado ao Legislativo, o veículo será considerado abandonado quando estiver há mais de 30 dias na via pública após notificação pelos agentes de trânsito ou guardas municipais. Os proprietários dos carros, motos ou caminhões apreendidos terão de pagar multa de 2 UPMs (hoje em R$ 678), além das despesas de remoção e de estadia em depósito. Se não forem retirados, os veículos poderão ir à leilão.
Na notificação, os veículos terão a aplicação de adesivo com a palavra “Abandonado”. A proposta prevê ainda o recolhimento de veículos considerados sucata, caracterizados como sem condições de trafegar, estiver motivando acúmulo de lixo, apresentar sinais de deterioração ou estiver sem rodas ou pneus, por exemplo.
Continua depois da publicidade
> Sem laudos prontos, reunião sobre queda da calçada em Joinville não aponta causas
> Futura licitação dos ônibus em Joinville tem decisão do STF
> Sem uso há mais de uma década, prédio público de Joinville “fecha” acesso
> Joinville mantém liderança no ICMS e terá fatia maior em 2022