O aumento dos casos ativos de coronavírus é outro indicador do agravamento da pandemia em Joinville. No final de fevereiro, o boletim da secretaria municipal de Saúde apontava 2.688 pessoas na cidade com diagnóstico confirmado de Covid-19, mas dentro do prazo de isolamento – ou seja, ainda com possibilidade de transmissão da doença. Na atualização de terça-feira, Joinville registrou 3.849 casos ativos, uma expansão de 43% neste início de março. Além do agravamento da pandemia, há outros fatores que explicam a elevação.

Continua depois da publicidade

> Lockdown continua fora dos planos de Joinville

> Toque de recolher de Joinville tem previsão de multa

> Joinville limita horário do comércio e determina toque de recolher em novo decreto

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Continua depois da publicidade

O agravamento é fato e a própria Secretaria de Saúde de Joinville aponta este momento como o pior desde o início da pandemia. As internações hospitalares passaram de 196 para 258 pacientes entre o final de fevereiro e a última terça-feira. Em relação ao aumento de casos ativos, houve mais detecção por causa da maior incidência da doença e, também, por uma mudança importante na testagem: o uso do teste antígeno, com resultado em menos de uma hora em pacientes com sintomas.

Antes, os exames em pessoas sintomáticas podiam demorar mais de uma semana até o processamento dos resultados. Essa modalidade de diagnóstico continua sendo utilizada, mas o antígeno colaborou para acelerar a detecção da doença. Além disso, com a divulgação do agravamento da pandemia, as pessoas com sintomas buscam atendimento de forma mais rápida, o que pode ajudar na confirmação de mais casos neste momento.