Além dos agentes de trânsito e dos guardas municipais, os bombeiros também estão autorizados a participar da fiscalização das medidas de restrição em Joinville. A atuação dos voluntários e militares será no suporte e apoio, quando acionados pelas autoridades municipais. O decreto da prefeitura de Joinville publicado na quinta-feira abre a possibilidade da presença das duas corporações nas mobilizações para verificar o cumprimento das normas de prevenção. Ainda na quinta-feira, a prefeitura publicou outro decreto, na maior parte para acompanhar as medidas adotadas pelo Estado nesta semana.
Continua depois da publicidade
> Adriano descarta lockdown em Joinville e faz apelo à população
> Quais as principais mudanças com as novas restrições em Joinville
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
A ampliação da capacidade de checagem das regras de prevenção é uma das prioridades da prefeitura de Joinville no enfrentamento do agravamento da pandemia. A PM de Joinville e região recebeu 52 policiais para atuação exclusiva na fiscalização das regras contra a Covid-19, em iniciativa do governo do Estado para toda Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
A ampliação do contingente de fiscais na esfera municipal foi tarefa do Comitê de Segurança, instalado nesta semana em Joinville, após reativação do gabinete de crise. Caberá ao comitê a definição das ações. O grupo inicialmente tinha a participação dos fiscais da Vigilância Sanitária e das secretarias de Infraestrutura e da Agricultura e Meio Ambiente. A PM e Polícia Civil também atuam. Os bombeiros voluntários e os bombeiros militares se juntam aos agentes de trânsito e aos guardas municipais na força-tarefa de fiscalização.
 
				 
                                    