Desde o início do ano, a Ouvidoria da prefeitura de Joinville recebeu mais de 300 pedidos de instalação de lombadas e semáforos. Até terça-feira, foram 264 solicitações de lombadas e 64 de semáforos. Na soma, são onze demandas por semana, na média. E há ainda os pedidos que são encaminhadas por outros meios, como por meio da Câmara de Vereadores, por exemplo.

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Os pedidos no trânsito passam por análise e, em relação às lombadas e semáforos, a maioria, até por se tratar um número elevado, é descartada. No ano passado, o Detrans chegou a calcular que a cidade teria uma lombada a cada 650 metros dos 1,8 mil quilômetros da malha viária se todos os pedidos de instalação fossem atendidos.

Os dispositivos têm uma hierarquia e só são instalados em vias locais e coletoras. Nas arteriais, de maior movimento, não há lombadas – a recomendação é de uso de radares para controle de velocidade.  Além da questão técnica de viabilidade, a instalação da lombada depende da contratação do serviço especializado e da previsão contratual para a sinalização. Os semáforos, solicitados com menor frequência, têm custo maior e, também, dependem de estudos de viabilidade.

O que mais provoca registros sobre trânsito na Ouvidoria de Joinville

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