A preparação para a licitação do transporte coletivo em Joinville está se preparando para entrar na reta final. O prazo de 60 dias para a avaliação do edital pelo Tribunal de Contas do Estado está se esgotando (a minuta foi enviada em março) e logo a concorrência estará pronta para ser lançada, ainda que não seja possível precisar o prazo devido à eventual indicação de adequações pelo tribunal. Joinville nunca teve licitação para o transporte coletivo. A atual permissão tinha duração até 2014 e foi prorrogada até que saia a concorrência.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A licitação dos ônibus foi determinada em decisão judicial de 2019 do Tribunal de Justiça, com prazo de quatro anos. O período se esgotou em 2023, portanto. No entanto, a prefeitura alega que o processo foi iniciado com a preparação do edital e, dessa forma, não houve descumprimento. O Ministério Público de Santa Catarina acompanha as etapas de preparação desde 2021.

O governo Adriano Silva anunciou em 2023 que lançaria o edital no início de 2024. O processo atrasou devido à necessidade de ajustes na minuta do edital, conforme a prefeitura. O novo sistema de transporte coletivo terá ar-condicionado, wi-fi e câmeras nos veículos. O modelo de bilhetagem eletrônica a ser instalado vai permitir a integração entre linhas fora dos terminais. Mais linhas e horários serão oferecidos, com mais veículos.  

Aeroporto de Joinville tem pedido de licença para instalar sistema ALS

Continua depois da publicidade

Ponto turístico, mirante em serra de SC terá projeto para nova estrutura

Nova ferrovia de R$ 1,7 bilhão pode ter montagem da primeira PPP do setor em SC

Reforma administrativa em Joinville prevê salários maiores para secretários e diretores

Empresa que vai construir novo porto em SC recebe licença para usina de etanol de R$ 1,7 bilhão no PR

Futuras concessões de rodovias em SC poderão ter aporte para obras

Quantos cargos serão criados com a nova reforma administrativa em Joinville