O governo do Paraná entregou nesta quarta-feira a licença ambiental para a Coamo Agroindustrial Cooperativa construir usina para produção de etanol a partir do milho. O investimento da empresa com sede em Campo Mourão será de R$ 1,7 bilhão. A cooperativa paranaense, com atuação também em Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, está preparando a instalação de porto em Itapoá. O terminal da cooperativa, com foco em exportação de grãos, vai atuar também na importação de fertilizantes e na operação com combustíveis. O empreendimento está em fase de licenciamento. A cidade do Litoral Norte conta com porto em operação desde 2011, o Porto Itapoá, de outras empresas.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A usina vai processar 1,7 mil toneladas de milho por dia, com produção diária de 765 mil litros de etanol. A entrega, pelo governador Ratinho Junior, foi da licença ambiental de instalação, emitida pelo Instituto Água e Terra (IAT). O documento permite o início das obras. O investimento terá financiamento de R$ 500 milhões pelo BNDES. Além do biocombustível, a usina terá farelo a ser usado em ração de animais, derivado da sobra da produção.
Confira imagens de Itapoá
A usina deve começar a produção no segundo semestre de 2026. A cooperativa 3 milhões de toneladas de milho por ano, das quais entre 500 mil e 600 mil toneladas serão destinadas à produção de etanol, conforme informado no evento. A usina será construída no Parque Industrial da Coamo, em Campo Mourão. O complexo conta com nove plantas industriais voltadas principalmente para a alimentação humana e animal. O espaço tem instalações de moinho de trigo, fiação de algodão, indústrias de margarinas e gorduras vegetais, entre outros.
Conforme divulgado pelo governo do Paraná, o País tem 24 usinas de etanol de milho em operação. Destas, 11 são dedicadas exclusivamente ao milho, enquanto as demais são usinas flex, que produzem etanol também pela cana-de-açúcar.
Continua depois da publicidade
Futuras concessões de rodovias em SC poderão ter aporte para obras
Quantos cargos serão criados com a nova reforma administrativa em Joinville
Empréstimos milionários para ponte, parques e habitação de Joinville vão para avaliação
O que andou nos projetos para a nova rodovia litorânea em Santa Catarina
Em uso de aço, Ponte de Guaratuba tem “comparação” com Torre Eiffel
Ponte pênsil entre duas cidades de SC será mantida com “vizinha” nova construção de concreto
Por que espelho d’água em praça de Joinville passa por períodos sem água
 
				 
                                     
                            
                            













