O sistema de acompanhamento do governo do Estado aponta a execução até agora de 15,6% dos projetos de engenharia da Via Mar, a estrada litorânea de Santa Catarina planejada para desafogar a BR-101. O índice é uma média dos quatro contratos em andamento (os projetos foram divididos em quatro lotes). O prazo contratual é de entrega em outubro de 2026, com licitação das obras na sequência, conforme os projetos forem sendo entregues.

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Se até lá não for definida uma fonte de recursos, o governo estadual pretende começar com recursos próprios – ainda que a prioridade seja definir parceria com a iniciativa privada. O custo da rodovia está estimado entre R$ 7,3 bilhões e R$ 9,2 bilhões. O plano é de construção de rodovia com seis faixas de trânsito, sendo três em cada sentido. Os estudos ambientais também estão em andamento.

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A Via Mar tem 145 km entre Joinville e o Contorno Viário da Grande Florianópolis. No entanto, os quatro lotes de projetos em andamento contemplam os 90,5 km entre Joinville e SC-486, em Itajaí. O edital para contratar o projeto até o contorno, com mais de 50 km, está sendo preparado desde o ano passado, ainda sem publicação. O lote restante é o único com previsão de túnel, além de contar com a maior extensão entre os lotes da futura rodovia.

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