O prédio residencial mais alto do mundo, a ser construído em Balneário Camboriú, terá altura seis vezes maior do que a máxima (gabarito) permitida em Joinville. O Senna Tower terá mais de 500 metros, com 154 andares e 228 apartamentos. Em Joinville, o máximo permitido é de 90 metros, equivalente a edificações de 30 andares. Há prédios desse tamanho em construção. Não há tratativas em andamento para ampliação da altura máxima dos prédios na cidade.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Até 2017, antes da vigência da Lei de Ordenamento Territorial (LOT), o gabarito (altura máxima) dos prédios era medida em pavimentos, com até 22 andares em regiões mais centrais. Com a LOT, o gabarito passou a ser calculado por metragem. A lei passou por alteração e, a partir de 2019, passaram a ser permitidos os prédios de até 45 metros, podendo chegar a 90 metros com o pagamento de outorga à prefeitura, a partir do 45º pavimento.

Confira imagens do projeto

As demais metragens são de 30, 25, 20, 15 e 9 metros, conforme a região e também podendo ser ampliadas com a outorga – dependendo do local da construção. Nem todas as regiões de cidade podem ter aplicação da outorga de forma integral. A LOT priorizou regiões de adensamento, como faixas viárias (vias de maior movimento e infraestrutura) e setores de centralidade (áreas mais centrais dos bairros), além de setores mais centrais da cidade.

Cidades de SC terão parceria para construção de ponte de 110 metros entre os limites

Continua depois da publicidade

SC também apresentou projetos de novas ferrovias para investidores chineses

Depósitos de prefeitura de SC armazenam 125 mil caixas de arquivos

Duas ruas de Joinville são pré-selecionadas para receberem quase R$ 30 milhões

Prevista para longo prazo, ponte sobre o mar entre duas cidades em SC tem desafios

Largada para obras de áreas de escape em serra de SC tem uso de drone

Por que proposta para criar mais vagas de vereadores em Joinville não foi reapresentada