Líder na abertura de novas vagas na construção civil em Santa Catarina nos últimos dois anos, Itapema larga na frente no setor em 2025. Pelos dados do Caged, atualizados na semana passada com os números de fevereiro, a cidade litorânea abriu 1.027 empregos no segmento nos dois primeiros meses do ano. É o melhor desempenho em Santa Catarina no período e o segundo na região Sul, atrás apenas de Curitiba, onde surgiram 1,7 mil empregos na construção civil neste ano. Joinville está em terceiro lugar no Estado em 2025 (confira números abaixo).

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Na atual metodologia do Caged, adotada em janeiro de 2020, Itapema sempre esteve em posição de destaque em Santa Catarina na criação de empregos na construção civil. Foi vice-líder no Estado em 2020 e 2021, ficou na quarta posição em 2022 e liderou em 2023 e 2024. Nesse período de pouco mais de cinco anos, Itapema passou do oitavo lugar para a vice-liderança em contratados para a construção civil em Santa Catarina.

Confira imagens de Itapema

No início de 2020, a cidade tinha 4,8 mil trabalhadores no mercado formal. Agora são 10,3 mil – a liderança é de Joinville, com 11,1 contratados no setor. Vice-líder no número de empregados na construção civil em Santa Catarina, a cidade tem a 18ª maior população entre as cidades do Estado, com 83,3 mil moradores. No total de Santa Catarina, foram 8,1 mil novos postos de trabalho na construção civil no primeiro bimestre do ano. Só São Paulo e Minas Gerais tiveram desempenho melhor no período.

Novos empregos na construção em SC

Continua depois da publicidade

Soma de janeiro e fevereiro de 2025

1º) Itapema 1.027

2º) Tubarão 844

3º) Joinville 410

4º) Chapecó 364

Fonte: Caged

Sem reforço no orçamento, duplicação da BR-280 terá avanço limitado

Quais os planos em SC para construção de sete novos túneis

Acordo entre SC e PR para “grande obra” em rodovias terá nova rodada

Joinville está no G-15 na criação de empregos em 2025; confira lista de cidades

MPF quer saber o que será feito em canal fechado há 90 anos em SC; ponte pode ser opção

Alargamento de praias em SC vai contar com “banco submerso” de areia

Em primeiro “teste” após nova nota em crédito, Joinville tem aval para empréstimo de R$ 570 milhões