O quinto lote da Via Mar está à espera do lançamento do edital da licitação para a contratação do projeto executivo. Em outubro do ano passado, foi autorizado o início dos projetos executivos de quatro lotes, com 90,5 km de extensão entre Joinville e Itajaí. O segmento entre Itajaí e o Contorno Viário da Grande Florianópolis, com 55 km, está em fase de preparação do termo de referência e lançamento da concorrência deve ocorrer nas próximas semanas.
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Via Mar será paralela à BR-101
A contratação dos quatro lotes foi feita no governo anterior e o início autorizado no atual. Os estudos ambientais, licitados na atual administração e em andamento desde abril, também são para o segmento entre Joinville e Itajaí. Os trabalhos de projetos e ambientais devem ser concluídos em 2026 e, ainda no ano que vem, o governo do Estado pretende começar a construção da rodovia paralela à BR-101 – a implantação vai começar pelo primeiro lote a ter o projeto finalizado.
O lote remanescente, entre a SC-486 (Itajaí) e o Contorno Viário da Grande Florianópolis, tem custo estimado de R$ 27 milhões para a realização do projeto executivo. O segmento é o único da Via Mar a prever túnel, além de dois viadutos e dez pontes. O túnel será duplo, com 1,2 km.
Em 2024, trabalho de consultoria para a Fiesc feito pelo engenheiro Ricardo Saporiti alegou que a rodovia só irá desafogar o trânsito se o lote até o Contorno Viário for incluído. Sem o trecho, a SC-486 (rodovia Antônio Heil), ficará congestionada. O custo estimado da nova rodovia estadual, com seis faixas (três em cada sentido), fica entre R$ 7,3 bilhões e R$ 9,2 bilhões.
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