Paralisadas desde setembro do ano passado, após concessão de liminar, as obras de asfaltamento da estrada no interior de Araquari vão continuar paradas até que seja feito o licenciamento pelo Ibama. A decisão sobre recurso da prefeitura foi tomada nesta terça-feira pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, mantendo posicionamentos anteriores da Justiça Federal. O município ainda pode recorrer ou providenciar a nova licença – o licenciamento original, por meio de dispensa, partiu do órgão ambiental municipal. Há ainda a possibilidade de acordo.

Continua depois da publicidade

Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp

Na defesa apresentada à Justiça Federal, a prefeitura de Araquari alega que a pavimentação é a “maior obra” do município. O asfaltamento da estrada, em ligação de 11 quilômetros entre as BRs 101 e 280, foi contratado pelo município por meio de convênio com o governo do Estado, com repasse de R$ 27 milhões. O município alegou que se trata de via já existente, consolidada. Depois, houve tentativa de segmentar a obra.

A ação foi apresentada no ano passado pelo Ministério Público Federal, Comunidade Guarani da Terra Indígena Tarumã e o Conselho Indigenista Missionário. A principal alegação foi de que a obra precisava ter sido licenciada pelo Ibama, com acompanhamento pela Funai, por causa da proximidade com áreas indígenas. As comunidades não foram consultadas e Ibama e Funai notificaram a prefeitura sobre a necessidade de licenciamento pelo instituto federal. Na decisão desta terça-feira, a 3ª Turma do tribunal regional manteve liminares anteriores.

Como vai funcionar o novo Refis de Joinville

Continua depois da publicidade

Em estreia de Stammtisch, cidade de SC espera atrair mais de 10 mil pessoas

Porto Cachoeira tem proposta para dois cais flutuantes

Como as “novas” regras podem impactar eleição para vereador em Joinville

Quais regiões de SC foram selecionadas no edital para novo curso de medicina

Por que ação da Câmara de Joinville chegou ao STF

Qual a próxima dragagem de maior porte em Joinville

Destaques do NSC Total