A Câmara de Joinville aprovou a regulamentação da área de expansão urbana (AEU) Sul, em votação na sessão desta terça-feira. A proposta da prefeitura estava em análise desde outubro de 2023. A expansão foi criada em lei anterior, mas a transformação de rural em urbana precisava de legislação específica para definir quais atividades serão permitidas. O projeto vai passar por redação final antes de ser enviado para sanção pela prefeitura. As principais atividades previstas serão industriais e de logística. A instalação dos empreendimentos vai depender do interesse do mercado, afinal, se tratam de áreas privadas.
Continua depois da publicidade
NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp
A expansão tem 3,2 mil hectares, em região próxima aos limites com Araquari e Guaramirim. A área é vizinha da BR-101 e próxima da BR-280. A região será cruzada por futura ferrovia, quando for retomado o contorno de Joinville. O terreno do campus da UFSC, com obras paradas há mais de uma década, estão no perímetro da expansão.
Proposta é de criação de polo intermodal
A AEU-Sul será dividida em três setores de desenvolvimento, com permissão para instalação de condomínios industriais, com serviços, comércios e atividades de educação e tecnologia. Dois dos setores, de menor porte, podem ter uso residencial, com limitações. A mudança de uso, de rural para urbano, implica em pagamento de outorga à prefeitura.
A expansão urbana Sul é apontada pela prefeitura e vereadores como novo espaço para instalação de empresas, principalmente dos setores industriais e logísticos. “A regulamentação possibilitará o desenvolvimento da região com atividades industriais, de logística e serviços, e a consequente geração de emprego e renda”, escreveu o prefeito Adriano Silva na justificativa. A cidade tem o sexto maior número de trabalhadores na indústria, com 80,8 mil profissionais contratados pelo regime CLT.
Continua depois da publicidade
Ponte sobre o mar entra em demandas de região de SC ao Estado; confira lista com dez obras
Como obra em ferrovia “participou” da construção de anexo de museu inaugurado em SC
Quando começam as obras da construção de ponte “curva”, com quase 200 metros, em SC
Nova expansão urbana em Joinville, com polo intermodal, está mais perto de ser regulamentada
Como está a preparação para futuro porto na cidade que mais cresce em SC
Qual a altura da ponte a ser projetada sobre o canal do Linguado, em SC
Após testes e inclusão em programa, ônibus elétricos ainda sem previsão em Joinville







