A instalação de Centro do Voluntariado de Joinville vai marcar a reutilização das instalações da antiga escola Conselheiro Mafra, na área central da cidade. O imóvel do colégio estadual inaugurado em 1911 e desativado em 2012 pertence à prefeitura e foi cedido ao Rotary Club de Joinville (Leste) em 2019. Além do Rotary Leste, o Rotary Club Floresta e a Associação Fraternidade Acadêmica Ciência e Arte Real participam da gestão do espaço, de forma compartilhada.
Continua depois da publicidade
> Futuro da Vigorelli poderá ter novo acordo judicial em Joinville
> “Estou na enfermaria, estou bem”, diz Udo Döhler, internado com Covid-19 em Joinville
> Nova decisão judicial em Joinville cassa diploma de mais um vereador; suplente deve assumir
> Entre no grupo do A Notícia e receba notícias pelo WhatsApp
Continua depois da publicidade
O coronavírus atrasou a recuperação do imóvel e a utilização dos espaços só será possível quando a pandemia acabar, mas os projetos deslancharam. A proposta é abrir os espaços para entidades sociais desenvolveram os projetos, em forma de coworking (uso compartilhado dos ambientes). Na prática, vai servir como incubadora de ações sociais. As empresas interessadas em manter um projeto social poderão buscar opções no local. Inclusive já há parceiros interessados.
O projeto inclui reformas no complexo escolar, inclusive no prédio mais recente. Ainda não há cronograma definido de ocupação da Conselheiro Mafra, até por causa da pandemia. Depois da desativação da escola, houve outras tentativas de utilização, como pelo Instituto Federal de Santa Catarina e Instituto do Meio Ambiente, por exemplo, mas não saíram do papel.
> Liminar suspende uso de área mapeada para nova loja da Havan em Joinville
> Adriano cita lei federal como entrave para concurso em Joinville