O prazo para a conclusão da perícia nas obras de macrodrenagem do rio Mathias teve nova prorrogação em Joinville. Com a nova ampliação, o trabalho terá de ser entregue até o final de setembro, caso o prazo não volte a ser adiado. A ampliação por mais três meses foi para complemento de informações. A perícia é considerada fundamental pelo governo Adriano Silva para definição sobre a retomada da obra. A apuração vai apontar o estado das obras realizadas e o que precisa ser feito para a retomada.
Continua depois da publicidade
Macrodrenagem do Mathias previa estação de bombeamento junto ao rio Cachoeira
As obras do Mathias, planejadas para reduzir a possibilidade de alagamentos na área central, foram iniciadas em 2014, com estimativa de conclusão em 2016. Em 2020, quando houve a rescisão contratual, 70% dos trabalhos haviam sido executados. Desde o início da atual administração, em 2021, a alegação é de que o futuro da macrodrenagem depende de perícia.
No entanto, a licitação para contratar o levantamento só saiu no final de 2022, com início dos trabalhos no ano seguinte. Depois de iniciado o contrato de R$ 2,3 milhões, com duração inicial de 18 meses, o prazo de conclusão foi prorrogado duas vezes. Além da conclusão da perícia, a prefeitura de Joinville tem alegado ainda que as obras estão judicializadas, com ações apresentadas pelo município, o que pode afetar a eventual retomada.
Novo porto privado de Santa Catarina está perto de entrar em operação
Continua depois da publicidade
SC quer “turbinar” proposta de nova rodovia litorânea com ferrovia entre portos
SC deverá fazer repasse para complementar “grande obra” com PR, no acordo dos royalties
Joinville tem maio “atípico” na geração de empregos; cidade está em 18º no ranking nacional
Orçamento da prefeitura de Joinville cresce R$ 1 bilhão em dois anos
Obras de novo acesso ao mar em cidade de SC vão entrar em nova etapa
MP cobra atendimento de plano de manejo de morro de 400 hectares em Joinville