As obras do novo acesso ao mar estão avançando em Itapoá. Em agosto, será iniciada nova fase, com dragagem de segmento do rio Saí Mirim, com execução prevista de 120 dias. Nesse período, serão usados acessos alternativos para a saída das embarcações ao mar. São 30 mil metros cúbicos de sedimentos a serem retirados, com depósito no ponto final do rio, onde será fechado o antigo acesso, no limite com Guaratuba.

Continua depois da publicidade

Confira imagens das obras e do projeto dos novos molhes

Conforme a prefeitura, com o aprofundamento do canal do rio, as condições de navegabilidade vão melhorar. O novo acesso ao mar em Itapoá, também a partir do rio Saí Mirim, deve ficar pronto em setembro. O local fica ao Sul do atual acesso (que fica na extremidade Norte, no limite com Guaratuba), em ponto próximo. O molhe Norte foi concluído e o molhe Sul está em execução. O custo das obras, incluindo a supervisão, fica em torno de R$ 16 milhões.

O canal é utilizado principalmente por embarcações de pesca artesanal. Na temporada, vira rota também para o turismo. As obras do novo acesso tiveram começo em maio do ano passado. Para a prefeitura, o investimento vai possibilitar a “travessia franca da barra e acesso ao mar e ao rio por embarcações, incrementando e oferecendo maior segurança a pesca artesanal e como apoio ao turismo na região”.

MP cobra atendimento de plano de manejo de morro de 400 hectares em Joinville

Censo 2022 aponta “ranking” por Estados na migração para Joinville

Continua depois da publicidade

Como o mercado de trabalho cresce em Joinville e região

Mais da metade da população: Censo 2022 aponta fatia da migração na cidade que mais cresce em SC

Como foi a migração para Joinville nos últimos dez anos; quais os locais de origem

Três anos após “largada”, adoção de organizações sociais na saúde municipal em Joinville não se confirmou

Acessos são tratados em apresentação sobre futuro porto na cidade que mais cresce em SC