O governo de Santa Catarina mantém a intenção de aproximar os traçados da nova rodovia litorânea com futura ferrovia, em dois empreendimentos em fase de projetos. Para o governador Jorginho Mello, que apresentou a iniciativa a investidores do Japão e China na recente viagem à Ásia, a viabilização desses investimentos em infraestrutura vai reforçar o avanço econômico regional e estadual. “Aí, definitivamente, a região vai explodir”, disse o governador em São Francisco do Sul, citando outros investimentos em infraestrutura em planejamento. Em evento no Porto de São Francisco, Jorginho fez anúncios de investimentos no terminal, em evento de comemoração dos 70 anos de operação.
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O plano em estudo, em análise inicial pelos projetistas, é avaliar a viabilidade de a ferrovia litorânea ser construída ao lado da futura Via Mar, a denominação da nova estrada, também pretendida pelo governo do Estado. O projeto executivo da ferrovia entre Araquari e Navegantes está em elaboração desde o final de 2022 e deve ser concluído em 2026. O ramal tem 62 km e custo estimado em US$ 300 milhões.
A ferrovia está sendo planejada como forma de ligar os complexos portuários de São Francisco do Sul e Itajaí/Navegantes, em traçado litorâneo. A Via Mar tem sugestão de traçado de 145 km entre Joinville e o Contorno Viário da Grande Florianópolis. Neste momento, estão em elaboração os projetos de engenharia para o segmento de 90,5 km entre Joinville e Itajaí, com conclusão em 2026. O custo estimado da nova estrada, no traçado completo, é estimado entre R$ 7,3 bilhões e R$ 9,2 bilhões.
A rodovia litorânea terá seis faixas, com três em cada sentido. Como será uma rodovia expressa, com velocidade máxima de 120 km/h, as curvas deverão ser mais suaves, o que se encaixa em formato de ferrovia. O traçado do ramal ferroviário também pode ser alterado no projeto, como forma de permitir a conexão com o futuro contorno ferroviário de Joinville, abrindo a possibilidade com Itapoá, a longo prazo. O governo do Estado pretende conceder a Via Mar e a ferrovia à iniciativa privada – os estudos de modelagem financeira deverão definir se de forma conjunta ou separada.
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