A escolha de uma alternativa intermediária e o maior foco em requalificações das vias são os principais argumentos da Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano (Sepur) de Joinville na defesa do novo Plano Viário, em tramitação na Câmara de Vereadores. “Tudo que está lá tem viabilidade. Mas, é claro, sempre ocorrem mudanças em uma cidade (o que muda o planejamento)”, diz o secretário Marcel Virmond Vieira, da Sepur.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Do atual Plano Viário de 1973, ainda em vigor, pouco mais de 10% do previsto foi executado, entre aberturas de ruas, duplicações e prolongamentos. Para Marcel, o descumprimento não deve se repetir com o novo plano, preparado para ser atendido em até 30 anos. Já o plano atual será revogado pela revisão em análise na Câmara. Para a elaboração do novo plano, foi contratada consultoria, com trabalho concluído no final do ano passado.
O novo Plano Viário prevê intervenções em 375 vias, com requalificações em maior parte. Há ainda ampliações e prolongamento ou abertura de ruas. São 116 km propostos em novas ligações. Marcel Virmond relata que os novos eixos viários levam em conta a maior fragmentação nos deslocamentos em Joinville, ainda que o sentido Norte-Sul mantenha a liderança. A proposta escolhida ficou em meio termo entre as intervenções mais expressivas e a opção sem grandes interferências.
O novo plano traz ainda uma simplificação em relação à versão atual: em vez de 100 artigos, a futura lei terá 12. O motivo para a legislação mais enxuta é pelo fato de que detalhamentos previstos na lei de 1973 agora aparecem em outros dispositivos legais, como a hierarquização de vias, por exemplo. O Código de Trânsito, uma lei federal, e leis municipais já trazem o regramento sobre temas tratados no plano em vigor há 50 anos.
Continua depois da publicidade
Duplicação de acesso em Joinville terá reforço de R$ 4 milhões
Saúde de Joinville tem levantamento sobre déficit de servidores
Estacionamento rotativo de Joinville vai entrar na lista de futuras concessões
Repasse para hospital de Joinville deve sair até dia 15; ainda há pendência
Proposta na Câmara de Joinville quer mudar regras para comércio ambulante
Prazo para conclusão de obra de R$ 10 mi na zona Sul de Joinville é até março de 2024