A retomada do asfaltamento de estrada litorânea no Norte do Estado ficou mais próxima, ainda que não possa ser estimado quando serão reiniciadas as obras. O governo do Estado lançou nesta segunda-feira o edital para contratar empresa para a elaboração do estudo de conformidade ambiental para as rodovias da Costa do Encanto, o programa de pavimentação de vias litorâneas desenvolvido nos anos 2000, com obras realizadas até 2015. O trabalho atende exigência judicial.

Continua depois da publicidade

Na lista, está a ligação de 10 km entre a Vila da Glória (São Francisco do Sul) e Itapoá. O asfaltamento parou no início de 2016, após decisão da Justiça Federal, em ação do Ministério Público Federal. A alegação principal foi de que o licenciamento das obras deveria contar com estudos de impacto ambiental. O estudo de conformidade ambiental atende a decisão da Justiça, após tratativas entre governo do Estado e MPF, com participação das prefeituras.

Como a ação judicial teve a Costa do Encanto com foco, as demais rodovias do programa também terão estudo ambiental, incluindo obras prontas ou planejadas (confira mapa na galeria de imagens). O trabalho será 14 meses para ser concluído. Após a conclusão, será possível contratar as obras remanescentes da estrada entre a Vila da Glória e Itapoá.

O que está previsto em proposta de revisão de concessão em SC; sugestão de túnel não entra na lista

Continua depois da publicidade

Como blocos com concreto vão flutuar em novo cais em baía em SC

Quais as chances de construção de novo elevado em Joinville

Fechado há 90 anos, canal em SC tem chance de ponte “parcial”, mas reabertura continua distante

Trapiche de quase 250 metros, com cais flutuante, entra em nova fase de licenciamento

Prédio centenário de museu em SC tem reforma R$ 10 milhões em andamento

Volta do transporte de passageiros pelo rio e mar ainda distante em Joinville