A proposta preliminar para a primeira revisão do contrato de concessão da BR-101 Sul prevê implantação da conexão 4G, construção de unidade da Polícia Rodoviária Federal e estudo para elevação de segmento da pista, entre outros investimentos, além de modernização contratual. A ANTT abriu processo de audiência pública, com possibilidade de envio de contribuições até o dia 22 de agosto, pelo site da agência de regulação. A sessão pública presencial sobre a revisão será realizada em agosto. A documentação está no site da ANTT.
Continua depois da publicidade
A revisão é feita a cada cinco anos para adequações e atualização dos contratos de concessão de rodovias federais. Na BR-101 Sul, o segmento com 220 km entre a Grande Florianópolis e a divisa com o Rio Grande do Sul, a concessão iniciou em 2020, com cobrança a partir do ano seguinte. A concessionária é a CCR ViaCosteira.
Os investimentos propostos na revisão somam R$ 59,2 milhões, entre implantação, obras e operação. Há intervenções sem custos – ou sem cálculo de eventual impacto -, como ajustes nos prazos de adequação de pontes e viadutos às obras de ampliação de vias marginais e inclusão de descontos para usuários frequentes, por exemplo. O estudo de viabilidade de elevação da pista acima da cota de inundação, será elaborado no trecho entre os km 402 e 407, na região de Maracajá.
No levantamento inicial de possíveis demandas para o segmento concedido, foram apresentados 100 pleitos. Na lista, esteve a incorporação à concessão do trecho do Morro dos Cavalos, para construção de túnel. A sugestão partiu da Fiesc e de outras entidades empresariais. O segmento faz parte da concessão da BR-101 Norte (ou seja, não integra a concessão Sul, em revisão quinquenal). A proposta de “transferência” para a BR-101 Sul seria uma forma de viabilizar a construção de túnel, afinal, o contrato é mais recente e haveria mais tempo para diluir o investimento na tarifa do pedágio, conforme as entidades empresariais. O pleito não foi selecionado, mas deve continuar em avaliação para futuras revisões.
De qualquer forma, a construção do túnel no Morro dos Cavalos continua em tratativas para inclusão nas obras da BR-101 Norte. A concessão está passando por outro processo de revisão contratual. Nesse caso, se trata da modalidade de otimização, com prorrogação de contrato por mais 15 anos e inclusão de mais obras. A ampliação do prazo está em análise no Tribunal de Contas da União, após avaliação pela ANTT e Ministério dos Transportes.
Continua depois da publicidade
Como blocos com concreto vão flutuar em novo cais em baía em SC
Quais as chances de construção de novo elevado em Joinville
Fechado há 90 anos, canal em SC tem chance de ponte “parcial”, mas reabertura continua distante
Trapiche de quase 250 metros, com cais flutuante, entra em nova fase de licenciamento
Prédio centenário de museu em SC tem reforma R$ 10 milhões em andamento
Volta do transporte de passageiros pelo rio e mar ainda distante em Joinville
Prefeito de Joinville aponta obra “mais difícil” de tirar do papel

