Não há previsão de construção de novo elevado em Joinville em curto prazo. O único local com projeto concluído, na rótula do Tecelão (Döhler), parte do plano de uma das etapas da duplicação da rua Dona Francisca, na Zona Industrial, em investimento ainda sem fonte de recursos definida. Além disso, há outro segmento da via perto de ser licitado – esse trecho é o foco no momento, com participação da prefeitura nas desapropriações. O novo elevado, com a duplicação, seria mais para o final da década.
Continua depois da publicidade
O elevado está no projeto de duplicação da Dona Francisca entre a Döhler e o elevado da Schulz, entre as rodovias Edgar Meister e Hans Dieter Schmidt. O trecho a ser duplicado pela prefeitura de Joinville tem pouco mais de mil metros. A prefeitura está em negociação com os proprietários para encaminhar as desapropriações. Desde abril, foi aberta a possibilidade de bonificação extra em caso de adesão ao dispositivo de transferência do potencial construtivo.
Em caso de uso do mecanismo, empregado nas duplicações da Ottokar Doerffel e da Santos Dumont, o dono recebe certificado e pode usar o potencial no próprio imóvel ou vendê-lo no mercado imobiliário. O custo das obras é estimado em R$ 70 milhões, além das despesas com as desapropriações – que também serão feitas com a modalidade tradicional, de pagamento direto, se não houver escolha pela transferência do potencial.
A rótula do Tecelão foi escolhida para receber elevado pelos mesmos motivos das duas construções anteriores (na Santos Dumont com a Tuiuti e na Zona Industrial Norte, perto da Schulz): não há grande ocupação residencial no entorno, além da grande movimentação de veículos. Mas não há previsão de obras porque a prefeitura ainda não conta com os recursos. Nenhum outro local de Joinville tem previsão de receber elevado, neste momento.
Fechado há 90 anos, canal em SC tem chance de ponte “parcial”, mas reabertura continua distante
Continua depois da publicidade
Trapiche de quase 250 metros, com cais flutuante, entra em nova fase de licenciamento
Prédio centenário de museu em SC tem reforma R$ 10 milhões em andamento
Volta do transporte de passageiros pelo rio e mar ainda distante em Joinville
Prefeito de Joinville aponta obra “mais difícil” de tirar do papel
Cidade de SC vai buscar empréstimo para construção de ponte de 500 metros
Qual a proposta para “encontro” de binários na zona Sul de Joinville









