O futuro binário da zona Sul em Joinville terá de ser adequado ao binário do Bucarein. A mudança no trânsito, ainda sem data para início das obras, será a adoção da mão única entre as ruas Florianópolis e Monsenhor Gercino, binário que chegou a ser ensaiado em 2023, mas não foi adiante. A prefeitura pretende fazer requalificações nas vias antes de alterar o tráfego de veículos. A licitação para as obras está na fase de preparação, sem definição de quando será lançada. A prefeitura pretendia iniciar a implantação do binário há dois anos, mas suspendeu após resistências manifestadas a vereadores.

Continua depois da publicidade

No binário da avenida Procópio Gomes com a rua Urussanga, as quatro pistas fazem o sentido Centro-bairro, em direção à zona Sul. Na proposta para o outro binário, apresentada em 2023, a rua Florianópolis ficaria com o sentido bairro-Centro e a Monsenhor Gercino também com mão única, mas no sentido inverso.

Nessa configuração, Procópio Gomes e Florianópolis ficam com sentidos opostos – a Florianópolis é a principal “continuação da Procópio em direção à zona Sul, o que criaria conflitos no trânsito. A solução em estudo será iniciar o binário na Florianópolis a partir da rua General Rondon. Naquele trecho, a Florianópolis tem mais pistas devido ao alargamento para o binário da Procópio.

Dessa forma, se o binário for adotado com essa configuração, motoristas que vierem pela Procópio poderão entrar na Florianópolis e logo fazer a conversão na General Rondon e dali pegar a Monsenhor Gercino em direção ao Sul. A Monsenhor também pode ser acessada, como já é possível atualmente, por quem se desloca na Procópio, pelas ruas Piauí e Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Perto de 90% de execução, lote de 14 km será o primeiro a ficar pronto em duplicação federal em SC

Duplicação de R$ 63 milhões de via em setor industrial em SC terá reunião para “liberar” obras

Proposta quer permitir dois andares a mais em prédios em regiões de Joinville; confira mapa

Rota Imperial Caminho dos Príncipes em SC vira lei federal

“De cima para baixo”: como está sendo feita contenção de 50 metros em serra de SC

Avaliação vai definir o que será feito com ponte pênsil entre duas cidades de SC

Porto privado em SC tem avanço no movimento de cargas; quantos contêineres são transportados