O prefeito de Joinville, Adriano Silva, apontou a construção do cais flutuante do Espinheiros como a obra “mais difícil de tirar do papel”. “Infelizmente, o Brasil ainda tem muita burocracia”, afirmou Adriano, em vídeo gravado com a vereadora Vanessa Falk (Novo) e exibido nas redes sociais da parlamentar nesta semana. O prefeito não entrou em detalhes sobre as dificuldades burocráticas encontradas. As obras da estrutura náutica junto à baía da Babitonga foram autorizadas na quarta-feira, com previsão contratual de oito meses para ficarem prontas.

Continua depois da publicidade

Cais flutuantes estão nos planos

O cais flutuante teve de passar por licenciamento ambiental e cessão da área pela União. A licitação foi homologada em setembro do ano passado e a ordem de serviço foi emitida agora, após liberação das autorizações. Há trapiches com cais flutuantes em outros locais em fase de licenciamento. As instalações são pretendidas para o rio Cachoeira, Morro do Amaral e Vigorelli. O foco é incentivo ao turismo náutico, com oferta também de espaços de convivência.

O cais flutuante será instalado em trapiche existente no Espinheiros, que passará por reforma. O local escolhido fica na via gastronômica do bairro, com especialidade em frutos do mar. A estrutura terá blocos flutuantes, em espaço de convivência. O píer vai permitir que embarcações de até 30 metros possam atracar. Ao todo, a estrutura náutica terá quase 500 metros quadrados de área.

Cidade de SC vai buscar empréstimo para construção de ponte de 500 metros

Qual a proposta para “encontro” de binários na zona Sul de Joinville

Continua depois da publicidade

Perto de 90% de execução, lote de 14 km será o primeiro a ficar pronto em duplicação federal em SC

Duplicação de R$ 63 milhões de via em setor industrial em SC terá reunião para “liberar” obras

Proposta quer permitir dois andares a mais em prédios em regiões de Joinville; confira mapa

Rota Imperial Caminho dos Príncipes em SC vira lei federal

“De cima para baixo”: como está sendo feita contenção de 50 metros em serra de SC