A assinatura do convênio entre os governos federal e de São Paulo na semana passada encaminhou para o início de agosto a realização do leilão do túnel entre Santos e Guarujá. A estrutura submersa inspirou o plano de construção de túnel em Santa Catarina, entre Itajaí e Navegantes, em fase de preparação de projetos e da modelagem financeira – em outubro, o governo do Estado assinou convênio para participar da iniciativa da Associação da Foz do Rio Itajaí (Amfri). O túnel submerso no rio Itajaí faz parte de projeto regional de mobilidade, estimado em US$ 342 milhões.
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O custo estimado para o túnel em Santos é de R$ 6 bilhões, com previsão de conclusão das obras em 2028. A construção terá 1,5 km de extensão, com 870 metros submersa. Será o primeiro túnel submerso no País. Haverá três faixas de tráfego por sentido, com uma delas para a passagem de veículos leves sobre trilhos (VLTs). O túnel também terá acesso para travessia de pedestres e ciclistas. A proposta prevê requalificação de acessos.
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No trecho, são mais de mais de 21 mil veículos, 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres, que fazem diariamente a travessia, por meio de balsas e outras embarcações. A atual ligação rodoviária tem 40 km. O projeto prevê escavação no fundo do canal para a instalação do túnel. Placas de concreto vão proteger a estrutura, que ficará submersa a 21 metros de profundidade.
Na sequência, módulos de concreto produzidos em terra serão instalados, após passarem por testes de impermeabilidade e vedação. O túnel terá revestimento externo com camada de pedras. A construção do túnel é a maior obra do PAC e terá custos divididos entre os governos federal e de SP, com participação privada por meio de PPP.
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