Nem 10% dos alunos da rede municipal de Joinville vão retornar ao ensino presencial na próxima terça-feira, data de reinício das aulas. A primeira etapa da consulta aos pais havia apontado o retorno de 10% dos estudantes mas houve mais desistências e o índice final ficou em 7,6%. Assim, são 6,6 mil alunos que vão participar do ensino presencial de um contingente de 75 mil matriculados na rede municipal. A estimativa é feita com base nos termos de compromisso assinados pelos pais. As escolas privadas também voltam na terça.

Continua depois da publicidade

> Volta às aulas em Joinville: como será o retorno presencial dos alunos

> Após recuo na matriz de risco, maior desafio de Joinville e região é evitar agravamento

> O que abre e fecha no feriado de Finados em Joinville

O fato de a retomada ao presencial não ser obrigatória – o ensino remoto vai continuar – e a proximidade com o final do ano reduziram a adesão à volta as aulas em tempos de pandemia. Na terça, a previsão é que 1,5 mil estudantes estejam em sala de aula na rede municipal. O número representa menos de 7% dos matriculados nos quinto e nono anos do ensino fundamental, no segundo período da educação infantil e no EJA. Para o dia 9, quando voltam os demais anos do fundamental e do segundo período da educação infantil, a adesão será de 9,5%. No dia 16, será a vez do maternal e berçário.

Continua depois da publicidade

Como a adesão ao presencial será reduzida, não será adotado o rodízio de 30% de cada turma em sala de aula. Dessa forma, quem voltar não precisará fazer revezamento com parte dos demais colegas: as aulas presenciais vão continuar sem interrupção ao longo das semanas até o fim do ano letivo.