Vulcão que poderia causar tsunami no Brasil entra em erupção na Espanha; veja imagens

O retorno das atividades sísmicas do vulcão espanhol causou preocupação no Brasil ao longo da semana

Compartilhe:

Vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção neste domingo (19), após dias de intensa vigilância (Foto: Desiree Martin/AFP)

O vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha espanhola de La Palma, no arquipélago das Canárias, entrou em erupção neste domingo (19), após dias de intensa vigilância. O retorno das atividades sísmicas do vulcão espanhol causou preocupação no Brasil ao longo da semana, já que um processo de erupção teria chances — mesmo que remotas — de causar um tsunami na costa do país.

Continua após a publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A reportagem do Diário Catarinense ouviu de um especialista que a possibilidade de um processo de erupção do Cumbre Vieja afetar a costa catarinense é remota. Isso porque, para trazer consequências ao Brasil, o caráter da erupção precisaria ser muito explosivo.

Continua após a publicidade

> SC tem motivos para se preocupar com o tsunami no Brasil? Entenda

> Lava de vulcão na Espanha pode emitir gases tóxicos, dizem especialistas

O governo local da ilha espanhola informou por meio de sua conta no Twitter que já havia começado a evacuação das áreas habitadas mais próximas ao vulcão.

As primeiras imagens registradas ao vivo — divulgadas pela televisão pública espanhola — mostram o vulcão cuspindo grandes quantidades de fumaças, cinzas e lava. 

Continua após a publicidade

O Cumbre Vieja, nas ilhas Canárias, estava em elevado nível de alerta há uma semana, desde que um incremento da atividade sísmica da ilha foi detectado. A última erupção do vulcão foi registrada em 1971.

No sábado (18), o Instituto de Volcanología de las Canarias registrou milhares de abalos sísmicos de baixa intensidade (até um nível quatro na escala Richter) na zona onde se encontra o vulcão.

Continua após a publicidade

*Com informações de AFP e supervisão de Vinicius Dias.

Leia também

Existe vulcão no Brasil? Quando foi identificada atividade vulcânica no Sul do país

Continua após a publicidade

Polícia investiga casal flagrado fazendo sexo na praia em Balneário Camboriú

UFSC retoma atividades presenciais nesta segunda-feira

Continua após a publicidade

Não vacinado, Bolsonaro vai até Assembleia da ONU que exige comprovante de imunização

56% dos brasileiros apoiam impeachment de Bolsonaro, diz Datafolha

Continua após a publicidade

Paulo Freire completaria 100 anos neste domingo; conheça as ideias do educador