nsc
dc

Educação

UFSC retoma atividades presenciais nesta segunda-feira; saiba como

Gestores estarão nos campi da universidade para elaboração dos planos de trabalho do retorno gradual

18/09/2021 - 08h35

Compartilhe

Bianca
Por Bianca Bertoli
UFSC suspendeu atividades em março de 2020
UFSC suspendeu atividades em março de 2020
(Foto: )

Na próxima segunda-feira (20), servidores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estarão nos setores dos campi da instituição para a elaboração dos planos de trabalho da chamada Fase 2, quando a universidade funcionará de modo semipresencial. As aulas presenciais na UFSC estão suspensas desde março de 2020 e ainda não há previsão para o retorno delas.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O anúncio do retorno gradual foi feito no mês passado e reforçado nesta semana em um ofício circular assinado pelo reitor Ubaldo Cesar Balthazar. No documento, Balthazar explica que na segunda-feira começa um período de transição, a “Pré-Fase 2”.

Neste momento, por conta da cobertura vacinal entre servidores docentes e técnico-administrativos, eles poderão frequentar os ambientes com mais segurança. Assim, identificarão as demandas a serem atendidas para, na sequência, elaborarem os planos de trabalho voltados à implantação da Fase 2.

A Fase 2 só terá a data de início divulgada depois que os planos estiverem finalizados. O reitor ressaltou que não há obrigatoriedade de trabalho presencial, exceto para os gestores e servidores responsáveis pelo planejamento do retorno gradual. Cada setor apontará se a volta será totalmente presencial, híbrida ou remota, conforme as necessidades.

> SC tem motivos para se preocupar com o tsunami no Brasil? Entenda

> Máquina é "engolida" pela areia durante alargamento da praia em Balneário Camboriú; vídeo

“Uma vez concluídos os planos de trabalho e implementadas as ações de fornecimento de EPIs e insumos, verificação de condições ambientais nos espaços físicos e a política de testagem, a serem amplamente divulgadas, cada Unidade poderá, então, definir a data em que os planos de trabalho estarão aptos a serem implementados”, escreveu o reitor.

Os cursos de graduação e pós-graduação continuam sem previsão de retorno para as atividades presenciais. Na terça-feira (21), o Conselho Universitário (CUn) se reúne virtualmente para esclarecimentos sobre a Pré-Fase 2.

Leia também

Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

Trilhas de Florianópolis: 9 trajetos para visitar no verão em SC

Pode beber depois de tomar a vacina da Covid-19?

Colunistas