nsc
an

Waze apresenta 

5 motivos para usar aplicativos de caronas 

Além dos benefícios de economia e qualidade de vida, as funcionalidades dos aplicativos garantem mais segurança aos usuários 

28/10/2019 - 16h49 - Atualizada em: 28/10/2019 - 16h50

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
5 motivos para usar aplicativos de caronas
5 motivos para usar aplicativos de caronas
(Foto: )

O compartilhamento de caronas é um movimento que está ganhando novos adeptos no mundo todo, principalmente nas grandes cidades, onde trânsito e engarrafamentos são cada vez mais intensos. O aplicativo de caronas Waze Carpool, por exemplo, registrou um aumento de 460% entre janeiro e julho de 2019.

Esse aumento deve-se, principalmente, ao congestionamento das vias devido à grande quantidade de carros nas ruas. Mas, além de ajudar o trânsito, compartilhar caronas pode ser ainda mais benéfico.

Confira abaixo mais vantagens de utilizar aplicativos de caronas:

1. Economizar dinheiro

Se você dirige sozinho, seu carro tem quatro lugares vazios que poderiam estar sendo ocupados por pessoas que moram, trabalham ou estudam perto de você. Consequentemente, seus custos seriam divididos por cinco, o que pode significar uma economia considerável por mês.

Aplicativos de carona, como o Waze Carpool, usam a tecnologia não só para conectar pessoas a partir da geolocalização, mas também para calcular e dividir os gastos de cada trajeto de forma justa para motorista e passageiros.

– O que eu mais gostei do aplicativo é da possibilidade de ir para o trabalho de carro por um preço acessível. No meu caso, ir com o Waze Carpool é mais barato que o preço da passagem de ônibus – afirma Renz Santos, designer de programação visual e usuário do app em Joinville.

Para Rafael Bendo, diretor executivo da Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Joinville (Sepud), há ganhos econômicos para os usuários de aplicativos de compartilhamento de veículos como o Waze Carpool. Com menos tempo no trânsito, as pessoas podem dispor desses recursos em atividade de lazer na economia local.

– Cerca de 85% dos recursos gastos no transporte não ficam na economia. De alguma forma, temos que diminuir os gastos com transporte e investir esse dinheiro em atividades que aqueçam a economia local – destaca Rafael Bendo.

O cálculo é feito automaticamente pelo aplicativo e considera a distância do trajeto, e o pagamento entre usuário e motorista é feito todo dentro do sistema do Waze Carpool. O usuário cadastra um cartão de crédito e o motorista cadastra sua conta corrente.

2. Networking

E se você conseguisse aproveitar o tempo que passa no trânsito para conhecer pessoas? Como o Waze Carpool promove o compartilhamento de caronas rotineiras, as pessoas acabam criando um vínculo.

Para a motorista Amanda Cristina Ferreira, analista de sistemas, o aplicativo ajudar na criação de uma rede de contatos profissionais. Ao conversar com colegas da área por meio das caronas oferecidas, ela consegue identificar como está o mercado de maneira geral e aprender um pouco com os passageiros.

– Com o Waze Carpool, em meio a tantas caronas, acabei criando uma rede de contatos muito legal, já que a maioria das pessoas que pega carona comigo é do mesmo ramo que eu. Desse modo, a gente fica sabendo como é o ambiente nas outras empresas da área de tecnologia e desenvolvimento – explica Amanda.

3. Tempo é mais do que dinheiro

Além da questão econômica, compartilhar o trajeto de ida e volta com outras pessoas também pode ajudar a melhorar a qualidade de vida de todos os envolvidos. Algumas pessoas chegam a reduzir pela metade o tempo de deslocamento até o trabalho.

Para o engenheiro de software Daniel Ricardo Borges, 37 anos, o principal benefício desde que começou a utilizar o Waze Carpool é a economia de tempo. Antes de utilizar o app ele enfrentava três ônibus que somavam 1h15min de trânsito por dia. Agora, com o Carpool, além de demorar metade do tempo, ele segue viagem para o trabalho no conforto de um carro, dividindo histórias com seus colegas e o melhor: pagando menos que uma passagem de ônibus.

Se você quiser aproveitar o seu tempo também, o Waze Carpool está oferecendo um valor promocional para a cidade de Joinville até 14 de novembro. Todas as caronas pelo aplicativo custarão apenas R$ 1 aos passageiros, e o motorista recebe o valor integral.

4. O meio ambiente agradece

A redução de veículos nas vias pode trazer benefícios para o meio ambiente. Um carro popular movido a gasolina emite, aproximadamente, 150 gramas de CO2 a cada quilômetro percorrido. Logo, o potencial de redução de emissões impacta diretamente o meio ambiente à medida que o uso de automóveis é otimizado.

Com a diminuição dos níveis de CO² no ar, a população também ganha. A poluição originada por automóveis pode ser responsável por uma série de males à saúde. Logo, diminuir a quantidade de carros nas vias também ajuda a diminuir os riscos de doenças respiratórias.

– Reduzir veículos nas vias significa reduzir consumo de espaço e ambiente natural, que geralmente são destinados às vias e infraestrutura para automóveis. Significa redução de poluição ambiental, de acidentes de trânsito, de tempos gastos em congestionamentos e consequente melhoria da saúde e qualidade de vida da população. Significa ter mais espaços verdes, parques, praças calçadas arborizadas e um ambiente mais agradável para que a população possa desfrutar da cidade – destaca Simone Becker Lopes, doutora em engenharia de transportes e professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

– A redução dos carros começa com a mudança nos hábitos de deslocamento, buscando uma mobilidade cada vez mais sustentável. Exemplos disso são o aumento do uso da bicicleta e do transporte público coletivo ou ainda o compartilhamento de veículos individuais – explica Daiane Bertoldi, coordenadora de mobilidade na Sepud.

5. Segurança acima de tudo

Além de facilitar a conexão entre motoristas e caroneiros, outra vantagem do Waze Carpool é a segurança. O aplicativo oferece aos usuários diversas funcionalidades relacionadas à construção de confiança. Pelo app, motoristas e passageiros podem verificar o perfil de quem está oferecendo ou procurando carona, bem como conferir informações como nome, gênero, redes sociais e placa do carro.

No histórico de cada pessoa também são disponibilizadas informações sobre quantas caronas já foram feitas com o app, além da classificação a partir de avaliações de caronas anteriores. Os usuários também podem optar usar o filtro por empresa ou gênero, o que dá mais controle para selecionar o perfil do usuário com o qual você quer compartilhar o percurso.

– No aplicativo eu consigo ver o perfil do motorista, além de algumas informações básicas e também as redes sociais do mesmo. Para mim acaba sendo automático dar uma pesquisada nessas informações para conhecer um pouco do meu colega de trajeto antes da carona – destaca o usuário Renz Santos.

Joinville de carona com o Waze Carpool

Para Daiane Bertoldi, coordenadora de mobilidade na Sepud, "a redução dos carros começa com a mudança nos hábitos de deslocamento, buscando uma mobilidade cada vez mais sustentável".

Para ajudar nessa mudança de comportamento, a cidade de Joinville e o Waze Carpool lançaram a campanha “Segue toda vida junto – Joinville de carona com o Waze Carpool”, que consiste em diversas iniciativas que incentivam caronas entre os joinvilenses.

Por meio do site da iniciativa, os usuários do Waze Carpool têm acesso a um grupo de caronas do seu bairro. Cada carona soma pontos e, ao final da campanha, a vizinhança que somar mais pontos ganhará um prêmio especial.

Ainda, os inscritos na promoção acumulam pontos individuais que podem ser trocados por brindes nos pontos de trocas. Às segundas-feiras, os usuários recebem uma notificação ou e-mail com um código indicando sua pontuação. Para escolher o brinde, basta clicar no botão “Quero trocar meus pontos”, validar o código, escolher o brinde e ir ao local indicado no voucher

Para pontuar o usuário precisa se cadastrar no grupo do bairro e antes de oferecer ou receber caronas. A localidade receberá sempre a mesma quantidade de pontos que o usuário e será atualizada no ranking disponível no site da iniciativa do Waze Carpool.

Para participar da promoção, baixe o Waze (para quem quer dar carona) e o Waze Carpool (para quem quer pegar carona) no iOS ou no Android.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Especiais Publicitários

Colunistas