O ministro da Economia, Paulo Guedes, revelou, em live com a XP Investimentos, nesta segunda-feira (5/4), suas expectativas em relação ao programa de vacinação brasileiro: afirmou que espera ver em até quatro meses uma “imunização de rebanho” – hipótese de que, atingido um determinado patamar elevado de vacinação, o contágio da doença seria controlado.
Continua depois da publicidade
— Espero que em três ou quatro meses a gente atinja um ponto crítico de imunização de rebanho. Os prefeitos e governadores precisam olhar com muita atenção para o transporte público. O lockdown reduz a velocidade de contágio, é verdade, mas temos que ter protocolos em transporte público — afirmou.
> Paulo Guedes toma vacina contra Covid-19 e defende imunização
> Governo de SC amplia medidas restritivas até 12 de abril; veja regras
Apesar de dizer que não faria previsões durante a live, Guedes arriscou-se a avaliar que o impacto do recrudescimento da pandemia neste ano será menor e mais curto do que o baque visto em 2020. Ele vendeu, mais uma vez, a tese de que o país está no “caminho da prosperidade”, com o Produto Interno Bruto (PIB) retornando em V (alta elevada depois de queda brusca).
Continua depois da publicidade
Leia mais no Metrópoles, parceiro do NSC Total.
*Por Talita Laurino
Leia também
Bolsonaro vem a Chapecó nesta quarta-feira com ministro da Saúde
É enganoso dizer que expor pessoas ao vírus é melhor para acabar com pandemia do que vacinação
Imunidade de rebanho contra o coronavírus em Blumenau é improvável
Discussão entre donos de bares flutuantes no Caixa d’Aço termina com um esfaqueado em Porto Belo