nsc
dc

HENRIQUE BILBAO

A transformação digital já aconteceu; e a sua empresa, mudou?

Confira como enxergar melhor as oportunidades de potencialização do seu negócio

10/12/2020 - 07h00

Compartilhe

Por Tech SC
 A transformação digital está relacionada a um processo de reestruturação de processos e comunicação corporativa
A transformação digital está relacionada a um processo de reestruturação de processos e comunicação corporativa
(Foto: )

Henrique Bilbao
Henrique Bilbao
(Foto: )

Você já ouviu falar em transformação digital? O tema já discutido desde o final da década de 90, ganhou uma visibilidade ainda mais intensa neste momento de quarentena, uma vez que o isolamento social nos fez ter um olhar mais atento para o mercado digital e, por isso, nunca foi tão importante para as empresas.

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

> Chatbots se tornam acessíveis e adaptáveis para qualquer negócio

De maneira geral, a transformação digital está relacionada a um processo de reestruturação de processos e comunicação corporativa. Neste contexto, as empresas passam a ter um olhar mais voltado para a tecnologia e analisar como cada solução disponível pode auxiliá-la no ganho de produtividade, além de oferecer uma melhor experiência para o seu consumidor.

A transformação digital mudou completamente a forma em que as empresas passaram a enxergar as oportunidades de melhoria do seu negócio e, na realidade, ela não só já aconteceu, como continua acontecendo, pois sempre surgirão novos processos e questões que podem ser resolvidos por papel e caneta ou por algum método digital.

> "Todo mundo pode empreender. Mas deveria ser uma escolha", diz CEO da maior de rede de empreendedores de impacto no mundo

A transformação digital na prática

Neste momento, você pode estar se perguntando: como eu posso realizar a transformação digital na minha empresa?

Quando falamos em melhoria dos processos através da tecnologia, é possível aplicar desde soluções mais pontuais como, por exemplo, fazer uso do cartão ponto digital ao invés de ponto físico. Mas, pensando em uma mudança não só processual, mas também cultural, é adequado pensar em uma evolução do core da organização. Desde uma análise dos processos internos aos relacionamentos com colaboradores, fornecedores e clientes.

> O impacto da Inteligência Artificial no atendimento ao cliente

Principais motivos para investir na transformação digital

Melhorar a experiência do cliente;

Tornar os processos operacionais mais eficientes.

Toda esta mudança tem provocado grandes reflexões nas empresas. Um olhar para o novo. A transformação digital vem construindo um modo diferente de investir na digitalização dos negócios, um equilíbrio perfeito entre a produtividade e a qualidade.

A aplicação de projetos envolvendo a inteligência artificial, por exemplo, é um grande exemplo de uma ferramenta que vem evoluindo muito através deste processo. Antes da I.A. muitas atividades eram realizadas apenas por humanos e agora passaram a ser administradas por robôs, tornando os recursos humanos mais orientados a processos estratégicos.

> Busca empregos na área de TI em Santa Catarina? Fique atento!

> Covid-19: como I.A. esta ajudando no mundo a respeito

Alguns benefícios da inteligência artificial na transformação digital

Reduz o SLA de atendimento;

Melhora a experiência de atendimento;

Soluções financeiras em poucos segundos;

Optimização de processos;

Redução de custos operacionais.

Neste cenário de mudanças, o conceito “mudar ou morrer” já foi abordado em algumas oportunidades e a reinvenção das organizações será necessária em meio aos desafios para que sejam encontradas formas criativas do uso de ferramentas na transformação digital.

> O lado obscuro da Inteligência Artificial

Colunistas