nsc
nsc

Empreendedorismo

Abertura de empresas cresce 49% no primeiro trimestre em município do Médio Vale

Proximidade do poder público de Gaspar atrai novas empresas e movimenta economia local, colocando a cidade entre as 20 que mais abriram empresas no ano passado

17/06/2021 - 13h25 - Atualizada em: 17/06/2021 - 13h29

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Abertura de empresas em Gaspar
O município registrou nesse período a criação de 377 empresas, sendo: 216 MEIs, 152 microempreendimentos, três de pequeno porte e seis de médio e grande.
(Foto: )

Assim como com a geração de vagas de emprego, Gaspar tem sido destaque na abertura de novas empresas, principalmente de microempreendedores individuais (MEIs) e na atração de grandes empresas e indústrias. Com maior proximidade do poder público junto aos empresários, os processos de desburocratização e investimentos em infraestrutura oferecem mais oportunidades na região e atraem empresas da região do Vale do Itajaí que buscam expandir os negócios.

> Gaspar cria mais de 1,4 mil vagas de emprego formais nos primeiros dois meses do ano

No primeiro trimestre deste ano, foram abertas 565 empresas no município: 309 eram MEIs, 227 microempresas, 22 empresas de pequeno porte e sete de pequeno e médio porte. O número total de aberturas representa um aumento de 49% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram criadas 377, sendo: 216 MEIs, 152 microempreendimentos, três de pequeno porte e seis de médio e grande.

E os números não param de crescer. De acordo com a Junta Comercial (Jucesc), vinculada a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Gaspar ficou entre as 20 cidades que mais abriram empresas no Estado em 2020. Foram 1.654 novos empreendimentos - um crescimento de 65% na comparação com 2019, quando foram criadas 1002.

Além disso, Gaspar terminou 2020 com saldo positivo na geração de empregos, mesmo com a crise econômica causada pela pandemia da Covid-19. De acordo com o Cadastro Geral de Empregos e Desempregos (CAGED), foram criadas 583 vagas formais com carteira assinada.

MEIs foram principais negócios abertos na pandemia

O município de Gaspar possui cerca de cinco mil microempreendedores individuais (MEIs), que possuem um modelo simplificado de negócio para trabalhar por conta própria, em profissões não regulamentadas por entidades, como artesão, cabeleireiro, entre outros. Em poucos minutos uma pessoa pode formalizar o negócio e a Prefeitura de Gaspar, por meio do Espaço do Empreendedor, oferece suporte sobre como funciona o processo.

Município também atrai empresas de médio e grande porte

Após o Mercado Livre anunciar a construção de um Centro de Distribuição em Governador Celso Ramos, Gaspar recebeu a instalação de um centro de serviços para oferecer apoio logístico para entrega e distribuição no Médio Vale do Itajaí. A unidade está em funcionamento desde novembro do ano passado. 

Gaspar também deve receber a nova unidade da Electro Aço Altona, que hoje está localizada em Blumenau. Com projeto de expansão, a estimativa é que a edificação fique pronta em dois ou três anos.

A Color Química do Brasil foi outra empresa que saiu de Blumenau e se instalou em Gaspar. O empresário Sérgio Santana, diretor administrativo da empresa de produtos químicos para indústria têxtil, explica que a empresa conta hoje com 90 colaboradores e passa por um processo de expansão – o quadro de pessoal deve aumentar em 40%.

Color Química
A Color Química do Brasil transferiu sua fábrica para o município de Gaspar com o objetivo de aumentar a capacidade produtiva.
(Foto: )

Com fábrica de auxiliares para tinturaria e estamparia, a capacidade de produção fica em torno de 1.500 toneladas. A empresa também conta com distribuição de corantes e pigmentos para tinturaria e estamparia.

— Nossa empresa estava em Blumenau e no início do ano nos transferimos para Gaspar, onde está instalada nossa fábrica atual, em uma área de 50.000 m² de terreno com 12.000 m² de área construída — comenta Santana.

Segundo o empresário, o principal objetivo ao construir a nova fábrica, era de aumentar a produção.

— O motivo principal que nos levou a construir foi a necessidade de aumentarmos a produção e hoje dobramos a nossa capacidade produtiva. Quando decidimos construir uma nova fábrica, visitamos alguns municípios na região e, durante estas visitas, ao fazermos um contato com a Prefeitura de Gaspar, tivemos um atendimento muito especial, que continuou após termos comprado o imóvel. Sempre tivemos todas as orientações para que o projeto fosse levado adiant– destaca Santana — ressalta.

Atrativos locais

Algumas ações da Prefeitura de Gaspar ajudam no fortalecimento do desenvolvimento econômico local. É o caso da criação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), que avalia e planeja ações e políticas de desenvolvimento econômico para Gaspar.

De acordo com a prefeitura, dois fatores favorecem a abertura de empresas: a localização geográfica do município e a agilidade nos trâmites burocráticos. No coração do Vale, o município possui ainda grandes áreas onde é possível a expansão das empresas. Ainda, a PMG vem trabalhando para facilitar os processos necessários para a iniciativa privada, relativos ao meio ambiente, tributação, defesa civil e vigilância sanitária.

> Com hotéis fazenda e rota das águas, Gaspar se destaca no setor de turismo

Segundo a secretaria de Desenvolvimento Econômico, além da questão geográfica que favorece muito a cidade com relação à logística, a prefeitura vem buscando dar um atendimento mais integrado aos empreendedores, com o Espaço do Empreendedor, que atende pessoas que pretendem sair da informalidade e abrir uma empresa MEI; o Atende Fácil, que agiliza o atendimento de vários setores públicos em um único local.

Além disso, está em fase de implantação do programa SC Bem Mais Simples, que visa dar mais agilidade, simplicidade, eficiência nos processos de concessão e renovação de alvarás, de abertura, alteração, licenciamento e fechamento de empresas, assim como de emissão de atestados. O governo também vem investindo na infraestrutura com a melhoria e abertura de novas vias, obras de iluminação e drenagem, para trazer facilidade às empresas em relação à logística.

Espaço do empreendedor

Localizado no térreo da prefeitura, o Espaço do Empreendedor promove integração de diversos serviços municipais e estaduais em apenas um local. O cidadão possui à disposição serviços de alvará para pessoas jurídicas, profissionais liberais autônomos e microempreendedores individuais. 

Ainda, a modernização dos serviços do Espaço do Empreendedor e da legislação com a lei da Liberdade Econômica conseguiu reduzir o tempo médio para abrir uma empresa em Gaspar. Hoje, dependendo da atividade da empresa, o alvará pode ser emitido em até 24h. A média de abertura geral é de quatro dias, de acordo com o Mapa Geral de Empresas. O atendimento do espaço funciona das 8h às 17h de segunda-feira a sexta-feira

Atende fácil

O Atende Fácil foi inaugurado em maio de 2018 e busca disponibilizar aos moradores uma central de atendimento, onde são ofertados serviços como a confecção de identidade, carteira de trabalho, alistamento militar, tributação, Procon, SINE, e serviços relacionados com a Secretaria de Planejamento, Samae e ouvidoria.

A prefeitura implantou mecanismos para agilizar o atendimento dos MEIs. A partir de maio, além de receberem senha através do Atende Fácil, é possível fazer agendamento para abertura de MEI, para mais conforto e agilidade. Os serviços de abertura de MEI serão realizados por agendamento pelo telefone (47) 3331-6371 ou pelo e-mail: atendefacil@gaspar.sc.gov.br.

Aprova Digital

Após adotar o sistema Aprova Digital, a Prefeitura de Gaspar conseguiu reduzir drasticamente o prazo das análises dos licenciamentos ambientais, autorização de processos, consultas de viabilidade, entre outros. Antes, a consulta de viabilidade tinha um prazo de 15 dias, agora com o Aprova Digital, o contribuinte consegue fazer todo o trâmite de forma mais ágil. Para abrir um processo, basta cada profissional ou empresa criar um login e senha e preencher os campos solicitados na plataforma.

O Aprova Digital é utilizado também em outros municípios catarinenses, com o objetivo de desburocratizar e acelerar a tramitação de processos com o uso de um software especializado em processos digitais para prefeituras.

Para mais informações sobre os serviços oferecidos pelo poder público do município, acesse o portal da Prefeitura de Gaspar.

Confira mais informações sobre o município no canal da Prefeitura de Gaspar no NSC Total.

Leia também

Dados mostram que taxa de mortalidade por Covid-19 costuma ser menor em hospitais mais bem equipados

O retorno dos campeonatos esportivos: Com segurança, atletas catarinenses iniciam retomada das atividades

Conheça os gêmeos joinvilenses que viralizaram no TikTok com vídeo na praia

Colunistas