O papa Francisco teve uma noite tranquila no hospital e está descansando, informou o Vaticano na manhã desta quarta-feira (26). A entidade, no entanto, não deu mais detalhes sobre o estado de saúde do chefe da Igreja Católica. O pontífice de 88 anos está internado em estado crítico, com pneumonia nos dois pulmões.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
“O papa transcorreu uma noite tranquila e continua seu repouso”, diz o breve comunicado, publicado por volta das 4h (horário de Brasília).
O papa foi internado em 14 de fevereiro no Hospital Gemelli, em Roma, na Itália, devido a uma bronquite, que evoluiu para uma pneumonia bilateral. Este é o 13º dia da internação, maior período em que ele permaneceu hospitalizado em quase 12 anos de papado.
Na noite de terça-feira (25), os médicos informaram que ele não havia tido crises respiratórias agudas, e que havia feito exames. “Não houve episódios respiratórios agudos, e os parâmetros hemodinâmicos [de sangue] continuam estáveis. À noite [tarde, no horário de Brasília], ele fez uma tomografia de controle programada para o monitoramento radiológico da pneumonia bilateral”, diz a nota divulgada pelo Vaticano.
Continua depois da publicidade
Linha do tempo da internação do papa
Saúde do papa Francisco
O papa Francisco foi internado após sentir dificuldade para respirar por vários dias. No hospital, foi diagnosticado como pneumonia bilateral e infecção polimicrobiana. Francisco, que é papa desde 2013, é particularmente propenso a infecções pulmonares, pois desenvolveu pleurisia quando jovem e teve parte de um pulmão removido.
Na tarde de sábado (22), o Vaticano descreveu que o estado de saúde do papa era crítico após uma crise de asma prolongada. Ele precisou de transfusão de sangue, devido a um quadro de anemia. Na tarde de domingo (23), o boletim de saúde informou que ele tinha uma “inicial, leve e controlada” insuficiência renal.
Na noite de segunda-feira (24), o Vaticano informou que o pontífice apresentou uma “leve melhora” em suas condições. Segundo a Santa Sé, ele não teve novas crises respiratórias, o fluxo de oxigênio foi reduzido levemente e os exames apresentaram melhoras.
Continua depois da publicidade
Também na segunda-feira, Francisco retomou o trabalho e, à noite, telefonou para a paróquia de Gaza. O prognóstico completo do papa segue em sigilo.




