Embora tenha ganhado mais notoriedade em função da pandemia, o ensino a distância é uma realidade que vem crescendo ano após ano no Brasil. Segundo o Mapa do Ensino Superior no Brasil 2020, de 2009 a 2018, houve um aumento de 145% nas matrículas em cursos de graduação de EAD. Esse crescimento reflete um investimento em tecnologias e a criação de metodologias próprias para o ensino virtual – além, obviamente – da especialização de professores ministral aulas online.
Continua depois da publicidade
Ao contrário do que ocorreu com grande parte das faculdades presenciais em 2020, que precisaram correr contra o tempo para adequar suas aulas ao meio virtual, as universidades que já ofereciam cursos a distância apenas mantiveram suas atividades e puderam focar no desenvolvimento ou no aprimoramento de ferramentas de ensino.
Daniel F. Hey, gerente de Projetos Especiais da Unicesumar – referência em ensino a distância no país – explica que recursos como realidade aumentada, de realidade virtual, games, captação de imagens em 360º e telas interativas já eram amplamente utilizados nos cursos de graduação EAD e híbrido da instituição e que, com a pandemia, passaram a ser ainda mais usados. Outras ferramentas, como os laboratórios virtuais, foram criadas no último ano e já estão promovendo novas experiências de aprendizagem.
Aulas práticas em meio virtual
Para o curso de Produção Cervejeira, foi desenvolvido um ambiente de realidade aumentada que simula o processo de envase da bebida em uma fábrica comum, com uma máquina portátil de envase e comandos que reproduzem a operação da esteira e a dinâmica dos vasilhames de acordo com conceitos físicos. Para ter sucesso na operação, o aluno deve saber quais os conceitos e cálculos necessários para ativar corretamente o funcionamento da máquina virtual.
Todos os cursos EAD da Unicesumar possuem conteúdo virtual criado para mostrar o dia a dia da profissão e reproduzir – de forma segura e controlada – situações reais que demandam tomadas de decisão, como no Laboratório de Química, que simula experiências em primeira pessoa, ou o jogo sobre biossegurança aplicado a alunos dos cursos de Bem-Estar.
Continua depois da publicidade
Outra ferramenta que merece destaque é a microscopia digital, com uma biblioteca virtual com mais de 230 lâminas de altíssima resolução e lâminas vivas. Um importante recurso para alunos de cursos da área da Saúde e das Ciências Biológicas.
Processo de ensino e aprendizagem mais ágil, ativo e envolvente
O uso da tecnologia na produção de ferramentas pedagógicas deixa as aulas mais atrativas e dinâmicas e melhora produtividade de alunos e educadores, que veem o processo de ensino e aprendizagem se tornar mais ativo. Isso significa que o aluno ganha autonomia e assume o protagonismo do seu aprendizado.
A tecnologia ajuda a transmitir os conteúdos aos alunos de maneira simples e agradável. As ferramentas são desenvolvidas seguindo a metodologia ativa do Design Universal Aprendizagem, que aborda os seguintes passos: problematização, significação, experimentação, reflexão, conceitualização, ação e avaliação. Desse modo, é possível segmentar os diversos tipos de aprendizado e oferecer soluções que estimulem as diversas inteligências e habilidades dos alunos.
– Os Recursos Educacionais Digitais são criados dentro dos princípios do Design Universal de Aprendizagem, o que significa fazer com que a aprendizagem atenda às necessidades de diferentes tipos de alunos. As metodologias e estratégias pedagógicas utilizadas nesses recursos permitem experiências de aprendizagem em Realidades Aumentadas, Games, Laboratórios Virtuais, vídeos 360º e Podcasts Binaurais Imersivos – afirma Daniel F. Hey.
Continua depois da publicidade
O aplicativo Unicesumar Experience traz recursos de realidade estendida (aumentada, virtual e mista) e permite a interação objetos em 3D, projetados virtualmente, com cenários reais. Segundo Hey, o EAD Unicesumar possui mais de 340 ambientes de realidade aumentada, e os recursos também ficam disponíveis offline – via aplicativo –, o que os tornam ainda mais importante, principalmente para alunos que não têm internet em casa e que moram longe dos polos. Isso torna o acesso à educação mais democrático e justo.
– Para a Unicesumar, a democratização do acesso ao conhecimento é uma premissa essencial. Utilizando o aplicativo Unicesumar Experience, que é gratuito e está disponível em todas as plataformas de dispositivos móveis, é possível explorar Realidades Aumentadas por meio de QR Codes disponíveis nos materiais didáticos. Após o primeiro carregamento dos elementos, não é mais necessária a conexão com internet, o que possibilita o acesso ao conteúdo a estudantes que vivem em regiões com infraestrutura limitada ou com conexão de dados instável. – diz o gerente de Projetos Especiais.
Daniel destaca a importância da tecnologia como aliada do entendimento de conceitos abstratos, de processos químicos e biológicos e do funcionamento de máquinas, por exemplo. Além disso, dados a respeito do comportamento dos alunos durante o uso dos jogos educativos e das telas interativas são monitorados. Assim, é possível mapear as dificuldades e entender quais pontos precisam ser melhor explicados pelos professores durante as aulas. Cada detalhe é pensado para permitir o acesso, a interação e aprendizado contínuo durante todo o curso.
> Profissões do futuro: Conheça os 5 cursos promissores para 2021
> Universidade propõe a criação de projeto de lei de combate à violência contra professores