A NSC lança nesta sexta-feira (1º), por meio do movimento Antonietas, uma série de conteúdos especiais para reforçar o combate à violência contra a mulher em Santa Catarina. A programação prevê reportagens, entrevistas temáticas e outros conteúdos em todas as plataformas para marcar o Agosto Lilás.
Continua depois da publicidade
Já para encerrar o mês, a NSC promove o evento “Antonietas Contra a Violência Doméstica”, com a presença da jornalista da TV Globo e apresentadora do Bom Dia Brasil, Ana Paula Araújo, para uma palestra sobre a escalada da violência doméstica no país. O encontro tem o apoio do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e do Ministério Público Estadual (MPSC).
Os dados sobre a violência doméstica em Santa Catarina preocupam. Só no ano passado, por exemplo, 96.481 mil casos foram registrados, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Além disso, o Estado é o sexto com o maior número de ocorrências de violência física contra mulheres no país, com 16.778 casos em 2024, conforme o Anuário Brasileiro de Segurança Pública publicado no fim de julho.
O Agosto Lilás é uma campanha nacional, criada em 2022. A data é lembrada em consonância com o aniversário da Lei Maria da Penha, marco legal no combate à violência doméstica no Brasil, e traz as principais ferramentas para o combate da prática em todo o país.
Por conta disso, neste mês, as ações da NSC estão concentradas no engajamento da sociedade na luta contra a violência doméstica, promovendo a conscientização, a denúncia e o apoio às vítimas.
Continua depois da publicidade
Órfãos do feminicídio
Na NSC TV, o tema estará presente nos telejornais e em reportagens especiais. Um dos assuntos abordados é o futuro das crianças e adolescentes considerados órfãos dos feminicídios. Outra abordagem vai mostrar os canais disponíveis nos órgãos públicos para denúncia e apoio às vítimas de feminicídio.
Entrevistas temáticas no #CBN
A partir do dia 7 de agosto, o programa #CBN, apresentado pela jornalista Eveline Poncio, na CBN Floripa, fará uma série de entrevistas semanais aprofundando os crimes mais comuns contra as mulheres, como violência patrimonial e violência psicológica, além das solicitações de medidas protetivas.
Maria da Penha e o futuro
O NSC Total e as edições impressas da NSC terão uma entrevista com Maria da Penha, que, após sofrer duas tentativas de assassinato pelo marido, ficou paraplégica e se tornou símbolo da luta contra a violência doméstica no Brasil. Além disso, uma reportagem especial apresenta o raio-X da violência doméstica no Estado e o que ainda é necessário avançar para garantir a segurança das mulheres catarinenses.
Para finalizar as ações alusivas ao Agosto Lilás, a NSC promove um evento com a jornalista e escritora Ana Paula Araújo, às 9h no dia 28 de agosto, no auditório Teori Zavascki, no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O evento é gratuito, aberto ao público e tem o apoio do TJSC e MPSC. As inscrições podem ser feitas pelo link.
Continua depois da publicidade
Todo o conteúdo pode ser acessado nas plataformas da NSC e no site especial do movimento Antonietas no g1 SC e no NSC Total.
Antonietas
Antonietas é um movimento da NSC que tem como objetivo dar visibilidade a força da mulher catarinense, independente da área de atuação, por meio de conteúdos multiplataforma, em todos os veículos do grupo. Saiba mais acessando o link.

Leia também
A força das mulheres que ajudam a manter viva a tradição da pesca da tainha em SC
Mulheres contam por que querem ser piloto na aviação comercial
“Cuidado também é política”, diz líder de movimento ambiental em favelas de Florianópolis
O “Morro Feminino” no coração de Florianópolis que abriga a centenária história das lavadeiras