Um grupo investigado pelo furto de cargas foi indiciado pela Polícia Civil por diversos crimes praticados, principalmente, no Norte de Santa Catarina. Em uma ocasião, os suspeitos chegaram a furtar uma carga de peças automotivas avaliada em R$ 1,5 milhão. Ao todo, 13 pessoas foram indiciadas, incluindo um suspeito preso durante a noite de terça-feira (29).

Continua depois da publicidade

A investigação da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas teve início com uma operação realizada em 24 de junho deste ano, que teve como alvos membros de um grupo criminoso especializado em furtos e roubos de cargas e estabelecimentos comerciais. Na época, foram cumpridos 11 mandados de prisão preventiva e 20 de busca e apreensão nas cidades de São Francisco do Sul, Araquari, Joinville (SC), e Osório e Gravataí (RS).

Homem invade igreja histórica em SC, acende explosivo e revolta fiéis: “Fim dos tempos”

Veja fotos da operação contra furto de cargas

Durante as investigações, apurou-se a participação de um novo integrante da quadrilha, que, atuando como motorista, teria a função de aliciar outros condutores para desviar cargas. Inclusive, provas indicaram que este homem teria aliciado o motorista responsável pelo desvio da carga de peças automotivas, ocorrido em março de 2025. O material foi posteriormente recuperado pela Polícia Civil. 

Com base nas provas reunidas, a Polícia Civil pediu à Justiça um mandado de prisão preventiva e de busca e apreensão na casa do investigado, localizada em Três Forquilhas (RS). Ambos os pedidos foram acolhidos pelo Judiciário após parecer favorável do Ministério Público.

Continua depois da publicidade

Após trabalho conjunto de inteligência, os policiais identificaram que o alvo dos mandados havia carregado mercadoria em São Paulo e retornava ao Rio Grande do Sul. Ele foi localizado e preso na região de Palhoça (SC). No dia seguinte, a Polícia Civil, em parceria com a Delegacia de Polícia de Terra de Areia (RS), cumpriu mandado de busca na residência do investigado.

O inquérito policial instaurado pela Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas foi concluído e encaminhado ao Judiciário. Ao todo, 13 pessoas foram indiciadas pelos crimes de organização criminosa, furtos qualificados, receptações simples e qualificadas, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e posse de munições de uso restrito.

Leia também

Morte de homem por cúpula de facção criminosa acaba com dois condenados em SC

“Amor de mãe”: tutora comemora volta de papagaio apreendido por Ibama em Joinville