nsc
dc

Ensino superior

Sisu 2021: aberto prazo de matrícula em universidades para estudantes aprovados

Cada instituição de ensino define horário e local de atendimento; na UFSC, matrícula é on-line

19/04/2021 - 11h08 - Atualizada em: 19/04/2021 - 11h12

Compartilhe

Por Agência Brasil
Matrículas pelo Sisu acontecem entre 19 e 23 de abril
Matrículas pelo Sisu acontecem entre 19 e 23 de abril
(Foto: )

Começa nesta segunda-feira (19) o prazo para que os candidatos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2021 façam as matrículas nas universidades selecionadas. Até o dia 23 de abril os estudantes devem ficar atentos aos horários e locais de atendimento definidos por cada instituição de ensino para levar a documentação e efetivar a matrícula.

> Estudantes de medicina são flagrados em festa clandestina

> Quer receber notícias de SC por WhatsApp? Inscreva-se aqui

Nesta edição do Sisu, que terá uma única chamada, serão oferecidas 206 mil vagas para 5,5 mil cursos de graduação em 109 instituições públicas de ensino superior. Quem não conseguiu uma vaga pode participar da lista de espera. Para isso, o estudante precisa manifestar interesse por meio da página do Sisu na internet, até a próxima sexta-feira (23), em apenas um dos cursos para o qual optou por concorrer.

O estudante selecionado na chamada regular em uma de suas opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter feito a matrícula na instituição ou não. Os procedimentos para preenchimento das vagas não ocupadas na chamada regular serão definidos em edital próprio de cada instituição participante.

A Universidade Federal de Santa Catarina possui 1,8 mil vagas de entrada pelo Sisu em 98 cursos de graduação nos campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville. A instituição já definiu como será feita a matrícula dos aprovados, que terá duas etapas. Para efetuar a matrícula on-line, o candidato deve acessar os sites www.sisu2021.ufsc.br ou www.simig.sistemas.ufsc.br entre terça-feira (20) e sexta (23). 

Após a fase on-line, os candidatos classificados devem enviar os documentos às Coordenadorias dos cursos. Essa etapa, para os classificados da primeira chamada, ocorrerá de 5 a 26 de maio de 2021.

> UFSC divulga a lista dos aprovados no Sisu; confira e saiba como fazer a matrícula

O Sisu é o programa do Ministério da Educação para acesso de brasileiros a cursos de graduação em universidades públicas do país. As vagas são abertas semestralmente, por meio de um sistema informatizado, e os candidatos são selecionados de acordo com suas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Em caso de dúvidas, o interessado pode entrar em contato com o MEC pelo telefone 0800-616-161.

Leia também

Pesquisador alerta sobre riscos e perdas com a estiagem em SC

Cão é resgatado após ficar preso em portão em cidade no Vale

Briga em alto-mar termina com um desaparecido em Porto Belo

Colunistas