O ator Raymundo de Souza volta à Globo 14 anos depois de sua última aparição em uma obra da emissora, uma participação em Carga Pesada, em 2007. Antes disso, ele tinha atuado em sucessos como Cabocla e O Cravo e a Rosa. O ator viverá o diretor de uma universidade de medicina em Nos Tempos do Imperador, novela que estreia após a reprise de A Vida da Gente, às 18h. O retorno acontece após o artista ter sofrido um acidente que o fez ser submetido a 65 cirurgias, consequência de um acidente de moto.
Continua depois da publicidade
– Eu só tenho essa profissão na minha vida, desde 1978. Nunca fiquei tanto tempo afastado daquilo que amo fazer: representar. Ainda estou com pinos nas pernas, mas foi muito emocionante ver como as pessoas me receberam, ver os cuidados dos colegas e da produção – contou o ator, em entrevista à coluna de Patrícia Kogut.
Souza quebrou a perna após sofrer um acidente de moto em abril de 2018. Ao ser hospitalizado, teve uma necrose no membro e passou por um duro tratamento, que incluiu 65 cirurgias.
> Carlos Alberto de Nóbrega é internado com covid-19
– Cheguei ao hospital numa terça e marcaram de me operar no sábado. Não era para ter acontecido desta maneira, e a minha perna necrosou, tive uma infecção hospitalar no osso. Tiveram que tirar 80% da minha pele entre o tornozelo e o joelho. Adiante, tive que passar por procedimentos para colocar pinos, depois cirurgias para colocar enxertos… Ao todo, já foram 65 cirurgias. Fiz a última há 15 dias – detalha o ator.
Continua depois da publicidade
Ele comenta ter ficado oito meses no hospital sem ver a luz do dia.
– Os médicos dizem que as pessoas, por muito menos, deprimem-se. Coisa pior podia ter acontecido: na infecção, por exemplo, a bactéria podia ter ido para o sangue. E não aconteceu. Eu me sinto um vencedor por ter conseguido passar por isso. Foram muitas idas ao hospital, muitos procedimentos. Ficam até alguns traumas. Agora, uma das sequelas é que tenho a perna direita menor do que a esquerda em três centímetros.
> Gabriela Pugliesi e Erasmo Viana confirmam separação
Ao sair da Globo, o artista seguiu a carreira na Record. Seu último trabalho na emissora foi na novela Gênesis, que estreou dia 19 de janeiro.
– Quando Edgard Miranda me chamou, sabia das minhas condições. Estava com um pino quebrado e mesmo assim consegui fazer. Terminei meu último trabalho na Record, Belaventura, em 2017, no dia 22 de outubro. E a mesma equipe e o mesmo diretor gravaram as minhas cenas nesta novela nova. Isso me trouxe renovação profissional, espiritual – relembra.
> Paredão Falso: relembre todas as vezes em que a produção do BBB enganou os participantes
Souza diz se orgulhar da forma como enfrentou os momentos difíceis que viveu.
– Tive momentos de profunda tristeza e, se eu não tivesse cuidado disso, teria entrado em parafuso. Me ajudou muito ter recebido o apoio da minha mulher e dos meus amigos. Também fiz meditação. A gente se apegar às coisas positivas colabora. Tenho orgulho da minha trajetória – conclui.
Continua depois da publicidade