nsc
nsc

Viagem

Aumento das passagens aéreas torna transporte rodoviário ainda mais atrativo

O setor de turismo em 2022 deve movimentar a economia, e modal rodoviário se destaca em função dos preços salgados de passagens aéreas

01/04/2022 - 10h16

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
viagem de ônibus
Viajar de ônibus se torna uma opção ainda mais acessível com aumento de passagens aéreas
(Foto: )

A retomada da economia brasileira e a diminuição na taxa de desemprego tendem a beneficiar um setor que sofreu nos últimos anos, mas passa por um processo de recuperação: o turismo. O segmento, principalmente o regional, passa a ser mais procurado mesmo diante de preços mais elevados nos combustíveis.

Com o dólar próximo a R$ 5, o brasileiro viu as viagens para o exterior se tornarem uma realidade mais distante e que pesa muito mais no bolso. Mesmo que a taxa de desocupação tenha apresentado queda, o mesmo não ocorre com a renda média do trabalhador, com poder de compra corroído pela inflação.

Turismo brasileiro cresce 12% em 2021

Pesquisa do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio SP) mostra que o turismo brasileiro cresceu 12% no ano passado, na comparação com 2020, atingindo um faturamento de R$ 152,4 bilhões.

Como foi o que mais sofreu em 2020, o transporte aéreo apresentou o maior crescimento, com alta de 28% e um faturamento anual de R$ 37,7 bilhões. Na sequência, aparece o grupo de alojamento e alimentação, com alta de 13,1% no faturamento, chegando a R$ 45,2 bilhões. Além deles, apresentaram valorização em 2021 o transporte aquaviário, com aumento de 8,8% no faturamento, transporte terrestre, com crescimento de 7,2% e locação de veículos, agências e operadoras.

> É possível viajar de ônibus com segurança em tempos de pandemia? Confira dicas para preservar sua saúde

A tendência é que 2022 continue com uma recuperação gradual, mas pressões inflacionárias e do crédito mais caro (com altas sucessivas da taxa Selic) podem diminuir o ritmo esperado pelo segmento.

Tendências para este ano

O turismo regional vem sendo destaque de procura por brasileiros e por turistas de regiões mais próximas, principalmente no transporte rodoviário. Se está difícil ir para o caribe com preços em dólar para turistas, o turismo na Bahia, por exemplo, foi destaque em 2021, com crescimento de 47,3% em relação a 2020. Essa foi a maior variação entre os 12 estados analisados pelo Índice de Atividades do Turismo, o Iatur, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Como será este ano? Na última semana, companhias aéreas anunciaram aumentos em suas tarifas de transporte, em virtude dos preços mais caros anunciados nas refinarias pela Petrobras. Esses aumentos impactam no bolso de todo o trade turístico, mas tendem a alterar a distribuição e os modais de transportes quando chegam a determinado patamar. As elevações nas passagens estão sendo vistas há meses, mas deram um verdadeiro salto nos últimos dias, conforme os monitoradores de preços.

Na visão de José Almeida, fundador do BuscaOnibus, plataforma que oferece serviço de comparação de preços reunindo informações de 250 viações do país - além de serviços de caronas e transporte aéreo -, esse fenômeno acontece sempre que as passagens aéreas sobem ou quando o poder de compra dos brasileiros diminui.

— No primeiro caso, a migração do aéreo soma com as viagens que já acontecem normalmente, impulsionando principalmente viagens de longo curso em ônibus mais confortáveis: Leito e Cama. No segundo caso, há uma migração do transporte aéreo para o transporte terrestre pelas classes B e C, mas também há uma diminuição da utilização não essencial pelas classes D e E, provocando um equilíbrio no setor. Em 2022 dependendo da evolução econômica, podemos esperar que os 2 fatores se juntem, havendo sim uma tendência geral para o aumento na procura de passagens de transporte terrestre — detalha José.

De acordo com o empresário, a entrada de novos players internacionais e a digitalização das empresas tradicionais do setor, também aqueceu o mercado de contratações, por isso há escassez de pessoas especializadas nessas áreas.

> Oktoberfest Blumenau acerta o primeiro grande patrocinador para 2022

— Várias empresas do setor vêm ampliando seus quadros, principalmente nas áreas de marketing digital e inteligência de dados, permitindo melhorarem a sua presença digital, utilização de dados para a sua estratégia de crescimento e implementação de sistemas de precificação dinâmica. O BuscaOnibus também está fortalecendo o time nessas áreas, atualmente com 3 vagas abertas: Desenvolvedor de Front-end, Analista de Performance e Executivo de Contas — reforça.

Sobre o BuscaOnibus

Fundado em 2009, o BuscaOnibus é o maior portal comparador de passagens de ônibus e modais alternativos, soma mais de 100 milhões de viajantes atendidos e 600 milhões de pesquisas - com esta capilaridade, se tornou um alavancador de novos negócios de transporte e turismo para parceiros como ClickBus, De Ônibus, Quero Passagem, Buson, Blablacar, entre outros.

As vagas na plataforma estão disponíveis para visualização e cadastro de forma online.

Leia também

Wi-fi faz mal à saúde? Mitos e verdades que você precisa saber sobre tecnologias sem fio

Onde estão as mulheres? Podcast debate a presença feminina em espaços considerados masculinos

Entenda o que é a alopecia androgenética e como tratar esse problema

Colunistas