Pela primeira vez, um bar de Santa Catarina está entre os cinco melhores do Brasil no Concurso Comida di Buteco. O resultado nacional do maior concurso de botecos do Brasil foi divulgado recentemente e revelou um nome manezinho na lista de ganhadores: o Bendito Boteco, que foi eleito entre mais de 1.100 bares de 50 municípios de Norte a Sul do país.

Continua depois da publicidade

Com casas na Pedra Branca, Palhoça, e na Mercadoteca, na SC-401, em Florianópolis, o boteco ficou em quinto lugar com o petisco “A Vaca Foi Pro Brejo”, que transforma o icônico prato mineiro Vaca Atolada em um cremoso bolinho.

— Foi uma emoção enorme e um reconhecimento que coroou anos de trabalho, paixão e dedicação. Receber a notícia de estar entre os cinco melhores botecos do Brasil foi uma validação do nosso propósito: proporcionar uma experiência prazerosa, com comida boa, ambiente acolhedor e atendimento que faz o cliente se sentir em casa — compartilha Dyego Campos, proprietário do bar ao lado da esposa, Daniela Ostermann.

Paixão pela culinária motivou criação do boteco

Dyego e Daniela começaram a história do Bendito em 2015, motivados pela paixão pela culinária de boteco e o desejo de criar um espaço que proporcionasse uma experiência única com comida e bebida de qualidade.

— O Bendito nasceu da vontade de resgatar o sabor, a hospitalidade e a descontração que só um verdadeiro boteco pode oferecer, mas com um toque de excelência no atendimento e no ambiente — destaca Daniela.

Continua depois da publicidade

O petisco ganhador está disponível nos dois endereços do Bendito Boteco e deve permanecer no cardápio devido ao sucesso com os clientes. A criação do prato foi inspirada no aniversário de 25 anos do concurso Comida di Buteco:

— Pensando nisso e levando em conta que o concurso tem suas raizes em Minas Gerais, escolhemos a vaca atolada que é um prato originalmente mineiro, e o transformamos em bolinho, carinhosamente batizado de “A Vaca Foi Pro Brejo” . O nome divertido veio para coroar essa proposta leve e descontraída, com um toque de irreverência que é a nossa cara — finaliza a dupla.

Veja fotos do Bendito Boteco

Campeão regional

O petisco já tinha vencido a edição deste ano na Grande Florianópolis, se tornando o campeão regional.

Continua depois da publicidade

Os vencedores foram definidos em votação do público e de jurados que considerou quatro critérios: qualidade do petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O resultado foi divulgado durante um evento no Armazém Rita Maria, no Centro da Capital, em maio.

Donos do Bentido Boteco, casal Dyego Campos e Daniela Ostermann receberam prêmio do Comida di Buteco (Foto: Jociele Rodrigues, Divulgação)

Outros vencedores

Já o segundo lugar em Florianópolis ficou com o bar Quintal 32, no Centro de Floripa, que participou com o petisco Porco Maluco. O prato consiste em carne de porco enrolada no bacon, cebolas, pimentões e calabresa.

Em terceiro lugar, ficou o Quiosque do Mozo, um dos bares mais tradicionais do Centro de Florianpópolis. O prato elaborou o petisco Duplo do Mozo, um sanduíche de pão baguete, com duas almôndegas, queijo, bacon crocante, rúcula e molho e especial.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Giovanna Pacheco

Leia também

O valioso conselho de Ana Maria Braga aos cozinheiros do Chef de Alto Nível, que você pode usar em casa

Capital Nacional do Frio em SC guarda mirante com vista “congelante” e de tirar o fôlego