Além de proprietários do Bendito Boteco, localizado na Pedra Branca, em Palhoça, Dyego Campos, de 38 anos, e Daniela Ostermann, de 33, são fãs do Comida Di Buteco. O prato criado por eles para a edição deste ano é uma homenagem às origens do próprio concurso, nascido em Minas Gerais.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O tema desse ano comemora os 25 anos de existência do concurso. Dessa forma, Dyego conta que a escolha do prato teve como objetivo homenagear o estado onde tudo começou, com um prato típico mineiro: a Vaca Atolada. Assim, foi criado “A vaca foi pro brejo”, petisco que representa o Bendito Boteco na competição.
— Eu fui atrás da Vaca Atolada, que é um prato tradicional, e transformei em bolinho. E a gente, carinhosamente, apelidou de “A vaca foi pro brejo”, que é um bolinho de Vaca Atolada, com costelinha desfiada com aipim, bem gostoso — diz.
Esse é o quarto ano que o empreendimento do casal participa do concurso. Em 2023, eles conquistaram a segunda colocação na disputa. Dyego relembra com nostalgia e emoção como foi ser convidado pela primeira vez.
Continua depois da publicidade
— Eu lembro até hoje de quando o pessoal entrou em contato com a gente. Antes de ter o bar, a gente já era fã do Comida de Boteco. Foi uma felicidade imensa. Quando eu desliguei o telefone, falei para a Dani: “não vai adivinhar quem é que entrou em contato com a gente” — conta.
Dyego e Daniela contam que até antes de abrir o Bendito Boteco já tinham o concurso como referência. Eles faziam visitas a botecos em outros estados e consultaram pratos participantes como inspiração para montar o próprio cardápio. Já na disputa deste ano, o segredo que pode tornar o “A vaca foi pro brejo” campeão, segundo Dyego, é o carinho.
— Eu acho que é o capricho que a gente coloca nele. O capricho, o carinho com que a gente faz cada bolinho ali na cozinha, todo mundo se empenhando, a equipe se empenhando, para que no final todo mundo saia vitorioso — destaca.
Do sonho a realização
O ramo de restaurantes está na história da família de Dyego. O pai dele já tinha um negócio na mesma área, no qual ele atuava. Contudo, o sonho era abrir o próprio empreendimento no ramo da gastronomia.
Continua depois da publicidade
Ao lado da esposa, Daniela, o morador da Palhoça identificou que a cidade estava carente de barzinhos e de vida noturna. Em 2015, então, eles abriram o Bendito Boteco no Centro de Palhoça.
Em 2021, o casal se deparou com uma oportunidade no Passeio Pedra Branca, bairro que atraía cada vez mais o público e que crescia em opções gastronômicas. Com uma sala disponível, o casal entrou em contato, mostrou o mix de produtos do boteco e mudou de bairro.
— A gente já gostava muito do bairro, já morava aqui, e sabia também que estava faltando um bar estilo o “Bendito” aqui no Passeio Pedra Branca. Então, quando abriu a oportunidade, a gente também abraçou, e, em um mês, viemos pra cá — conta.
Atualmente, além da unidade no Passeio Pedra Branca, o Bendito Boteco funciona também na Mercadoteca do Passeio Primavera, na SC-401.
Continua depois da publicidade
Veja fotos do Bendito Boteco
Ficha técnica do restaurante
- Quando entrou no concurso: 2022
- Quantas vezes ganhou: nenhuma
- Nome do prato de 2025: A vaca foi pro brejo
- Descrição do prato: Bolinho de costela ensopada e desfiada com aipim, empanado na farinha panko. Acompanha molho da casa.
- Endereço: Rua da Universidade, 346 – Pedra Branca, Palhoça.
O que é Comida Di Buteco
No Comida di Buteco, os estabelecimentos oferecem petiscos exclusivos durante um período de tempo, por um preço fixo — neste ano, o valor é R$ 35. Depois, público e jurados elegem o melhor “buteco” da cidade. O critério principal é a qualidade do petisco, mas a avaliação também considera atendimento, higiene e temperatura da bebida.
Depois dessa, são mais duas etapas: eleitos os vencedores de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito, então, o melhor “buteco” do Brasil.
Continua depois da publicidade
Pratos que participam do concurso neste ano
Leia também
Comandado por mulheres, restaurante aposta em iguaria manezinha para vencer o Comida di Buteco
Prato romântico e com inspiração manezinha é aposta do Botequim das Flores no Comida di Buteco

































